A Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, recebe mais um confronto entre duas equipes tradicionais pelo Brasileirão. Vasco e Palmeiras se enfrentam, neste domingo (22/9), às 16h, pela 27ª rodada do Brasileirão 2024. Há expectativa de recorde de público com mais de 60 mil presentes.
A equipe cruzmaltina, hoje na 9ª colocação na tabela com 35 pontos, superou o período em que esteve ameaçada de rebaixamento e faz um campeonato de recuperação. O Alviverde, em segundo, com 50 pontos, persegue o líder Botafogo (que tem 53).
Sequências invictas
O jogo conta com os dois times de maior sequência invicta do campeonato, seis rodadas para cada. O Gigante da Colina vem de empate no clássico contra o Flamengo. Já o Verdão goleou o Criciúma por 5 a 0.
A última derrota da equipe alviverde foi em São Paulo, no dia 27 de julho, contra o Vitória, por 2 a 0, quando ainda se preparava para decidir vaga pela Libertadores. Do outro lado, o Vasco teve a sua última derrota no dia 28 de julho, em um 1 a 0 para o Grêmio, na Arena Condá, com fortes chuvas.
Retrospecto em Brasília
O Vasco nunca ganhou pelo campeonato brasileiro no novo Mané Garrincha. São 7 jogos disputados com 4 derrotas e 3 empates. Enquanto o Palmeiras conta com apenas uma derrota em 4 jogos, os outros três confrontos foram de vitória para o verdão.
Confira todos os jogos do Vasco pelo Brasileirão no novo Mané Garrincha:
- 2013 – Vasco 0 x 1 Flamengo;
- 2013 – Vasco 1 x 1 Corinthians;
- 2013 – Flamengo 1 x 1 Vasco;
- 2015 – Vasco 0 x 4 São Paulo;
- 2018 – Vasco 1 x 4 Corinthians;
- 2018 – Vasco 1 x 1 Flamengo;
- 2019 – Vasco 1 x 4 Flamengo, 15ª rodada.
Confira todos os jogos do Palmeiras pelo Brasileirão no novo Mané Garrincha:
- 2016 – Flamengo 1 x 2 Palmeiras;
- 2016 – Fluminense 0 x 2 Palmeiras;
- 2019 – Botafogo 0 x 1 Palmeiras;
- 2020 – Flamengo 2 x 0 Palmeiras.
Torcidas organizadas
Com poucas oportunidades de assistirem ao time do coração jogar, as torcidas de ambos os clubes prometem festa para o jogo em Brasília. Bruno Liporoni, líder da torcida organizada Mancha Verde de Brasília, garante que a recepção ao time será especial.

“Esperamos fazer uma grande festa entre as torcidas, como se fosse uma coisa só. Independente do resultado do jogo, um respeito mútuo, uma coisa muito boa que ajuda a evitar conflitos e intrigas entre as torcidas”, diz Bruno.
Amizade histórica
A Força Jovem e a Mancha Verde são consideradas “torcidas aliadas” e seguem isso como uma irmandade. A harmonia nas arquibancadas é confirmada pelas torcidas.
O líder da Força Jovem do DF, André de Brito, reitera o respeito e admiração de ambas as partes.

“Essa amizade já vem de muitos anos e nunca teve nenhum problema. Sempre estamos procurando dialogar e pegar algumas dicas para se inspirar em algo que dê certo na torcida aliada”, diz André.
Descontentamento com os preços
Os líderes das torcidas também concordam em reclamar sobre os preços dos ingressos.
“Aqui em Brasília sempre colocam o ingresso muito caro. A organização poderia rever os valores futuramente, pois temos vários jogos aqui em Brasília”, como relata André, líder da Força Jovem. “Os preços vêm aumentando e acaba se tornando um absurdo os valores tão altos”, completa Bruno, líder da Mancha.
Recepções pré-jogo
A equipe alviverde chega no Aeroporto Internacional de Brasília às 16h45 deste sábado (21) e a torcida promete festa em frente ao hotel Grand Mercure, que o time ficará hospedado. O Vasco tem pouso programado para às 20h do mesmo dia e a recepção que a torcida organiza será no B Hotel.
Ingressos e transmissão.
Os ingressos são comercializados pela Bilheteria Digital e já estão quase esgotados. O anel inferior já foi todo comprado, mas ainda restam lugares nos setores superiores do estádio. A torcida do Vasco se encontrará nos lados norte e leste, enquanto a torcida do Palmeiras estará nos lados sul e oeste. A transmissão acontecerá na Rede Globo, Sportv e Premiere.
Prováveis escalações
O provável time do Vasco deve ter: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura, Matheus Carvalho (Sforza) e Payet; David, Rayan (Emerson Rodríguez) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
O provável time do Palmeiras deve ter: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Maurício; Felipe Anderson, Rony (Lázaro) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Por Diller Abreu e Bernardo Paiva
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira