De um total de 37 candidatos das oito principais cidades do Entorno do Distrito Federal, somente 12 são mulheres, o equivalente a 32,4%.
Apenas em Santo Antônio do Descoberto, município do estado de Goiás, elas são maioria. Dos cinco postulantes à chefia do executivo municipal, há quatro candidatas à prefeitura, sendo elas Jéssica do Premium do Partido União Brasil (UNIÃO), Meiranny Reis do Partido Progressistas (PP), Silmar Carneiro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Railda Oliveira do Partido dos Trabalhadores (PT).
No município de Formosa, há três candidatas: Fernanda Martins do Partido Progressistas (PP), Rejania Merces do Partido Novo (NOVO) e Simone Ribeiro do Partido Liberal (PL). Contudo, a candidata do Partido Novo, Rejania Merces, está inapta para o cargo.
Em Planaltina e Valparaíso, o número de candidaturas é o mesmo, sendo duas mulheres na disputa pelo cargo, Eva Marcia do Partido dos Trabalhadores (PT), e Ingrith Matias do Partido Podemos (PODE), Maria Yvelônia do Partido Solidariedade (SOLIDARIEDADE) e Lucimar Conceição do Partido dos Trabalhadores (PT).
No município de Luziânia, há apenas uma candidata para o cargo, Ana Lúcia de Sousa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Já em Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina e Novo Gama, não há mulheres candidatas à prefeitura. Dessa forma, os cidadãos desses municípios não possuem a opção de votar em uma mulher para o cargo de prefeita.
No site do TSE é possível conferir detalhadamente as informações apresentadas, e também, as propostas de governo de cada candidata. Assim como,dados específicos das candidatas.
Por Laís Tenório e Roberta Leite
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira