Apenas 32,4% das candidaturas no Entorno do DF são de mulheres

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

De um total de 37 candidatos das oito principais cidades do Entorno do Distrito Federal, somente 12 são mulheres, o equivalente a 32,4%.

Apenas em Santo Antônio do Descoberto, município do estado de Goiás, elas são maioria. Dos cinco postulantes à chefia do executivo municipal, há quatro candidatas à prefeitura, sendo elas Jéssica do Premium do Partido União Brasil (UNIÃO), Meiranny Reis do Partido Progressistas (PP), Silmar Carneiro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Railda Oliveira do Partido dos Trabalhadores (PT). 

No município de Formosa, há três candidatas: Fernanda Martins do Partido Progressistas (PP), Rejania Merces do Partido Novo (NOVO) e Simone Ribeiro do Partido Liberal (PL). Contudo, a candidata do Partido Novo, Rejania Merces, está inapta para o cargo. 

Em Planaltina e Valparaíso, o número de candidaturas é o mesmo, sendo duas mulheres na disputa pelo cargo,  Eva Marcia do Partido dos Trabalhadores  (PT), e Ingrith Matias do Partido Podemos (PODE), Maria Yvelônia do Partido Solidariedade (SOLIDARIEDADE) e Lucimar Conceição do Partido dos Trabalhadores (PT). 

No município de Luziânia, há apenas uma candidata para o cargo, Ana Lúcia de Sousa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Já em Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina e Novo Gama, não há mulheres candidatas à prefeitura. Dessa forma, os cidadãos desses municípios não possuem a opção de votar em uma mulher para o cargo de prefeita. 

No site do TSE é possível conferir detalhadamente as informações apresentadas, e também, as propostas de governo de cada candidata. Assim como,dados específicos das candidatas.

Por Laís Tenório e Roberta Leite

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress