O Vasco da Gama (RJ) venceu o Brasília (DF), por 80 a 78, na Arena BRB Nilson Nelson, na noite desta quinta-feira (3). Os times disputaram a semifinal do Torneio de Abertura NBB.
Com a vitória, o R10 Score Vasco enfrenta a equipe do KTO Minas na final da competição. Mesmo derrotado, o Brasília tem o Flamengo como adversário para uma disputa de terceiro lugar.
O destaque do lado vascaíno foi o ala-pivô Paulichi com 17 pontos e 8 rebotes. Ele falou com a Agência de Notícias Ceub.
“Mais sorte do que juízo” (ouça áudio abaixo)

Muito estudo
O início do primeiro quarto foi de muito estudo entre ambos os times.
O Brasília administrou o placar a maior parte do período, mas a equipe do Vasco da Gama não se acomodou e buscou um empate.
Nesbitt, ala-pivô dos brasilienses, conquistou 12 pontos no quarto para ajudar a equipe em um jogo equilibrado. No Vasco, o armador recém contratado Jamaal acertou uma cesta de três nos últimos segundos do período e garantiu o empate.
Primeiro quarto: Brasília 21 x 21 Vasco da Gama
Acirrada e equilibrada
O segundo quarto não foi diferente, a partida continuou com a mesma sina: acirrada e equilibrada. Uma verdadeira disputa de vantagens, ponto a ponto. O exigente Dedé Barbosa, técnico do Brasília, esteve eufórico a cada lance em um quarto em que sua equipe pareceu seguir o que foi pedido.
Segundo quarto: Brasília 37 x 37 Vasco da Gama

Quarto de viradas
Na volta dos vestiários, os vascaínos entraram mais focados e chegaram a abrir uma vantagem de cinco pontos no placar. Vantagem, aliás, que se foi após um apagão cruzmaltino e domínio brasiliense, que fizeram 10 pontos contínuos para tentar garantir um desafogo no placar.
Contudo, Léo Figueiró, treinador do Vasco, solicitou tempo técnico e conseguiu recuperar seu time. Após isso a partida tomou uma nova forma: viradas sequenciais. No total, foram contabilizadas sete viradas apenas nesse quarto. Até que, Humberto, ala do Vasco, fez sete pontos e sacramentou a vantagem para a intenção de uma folga no último quarto.
Terceiro quarto: Brasília 54 x 59 Vasco da Gama
Vitória vascaína
O final da partida foi eletrizante, as mesmas viradas que estavam acontecendo no terceiro quarto continuaram a decidir o jogo no último período. Mesmo com o Brasília na frente por boa parte do tempo, o Gigante da Colina não ficou fragilizado, pelo contrário, a concentração dos atletas foi nítida.
Cada disputa se fez acirrada pelas torcidas de ambos os times, que estavam presentes em mais uma egrégora no Nilson Nelson. A partida estava empatada até os últimos 12 segundos e foi decidida em dois lances livres de Humberto, mais uma vez.
Final do jogo: Brasilia 78 x 80 Vasco da Gama
Próximos jogos
A final acontecerá nesta sexta-feira (4) e será disputada entre Vasco e Minas, novamente na Arena BRB Nilson Nelson, às 20h00. “O jogo vai ser difícil de novo. Vamos ter que recuperar os atletas fisicamente para amanhã, mas vai dar tudo certo”, disse Léo Figueiró, técnico do Vasco.
Outros dois jogos acontecerão no mesmo dia pelo Torneio de Abertura. O derrotado Brasília vai enfrentar o Flamengo pela disputa da terceira colocação às 17h30. Botafogo e Caxias do Sul vão se enfrentar às 15h00 pelo segundo jogo da disputa do quinto lugar.
Por Diller Abreu, Marcello Hendriks e Mateus Péres
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira