O Projeto de lei 2554/24 está tramitando na Câmara dos Deputados e dispõe sobre a utilização, inclusive, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de sistemas de energia solar fotovoltaica por trabalhadores.
A energia solar tem se tornado uma solução possível devido à sustentabilidade e à economia a longo prazo. O valor economizado na conta de energia compensará o investimento inicial, especialmente em regiões com muito sol, como é o caso de Brasília.
O Distrito Federal também isenta o ICMS da energia solar injetada, otimizando o retorno financeiro em até 30% e incentivando a adoção sustentável. Esse benefício fiscal não é apenas uma redução na conta de luz. Ele tem impacto direto no retorno financeiro de quem investe em geração solar fotovoltaica.
Dependendo das condições de cada empresa especializada é possível também adquirir excelentes condições de pagamento para a obtenção do serviço;
“Dividimos o valor total investido na aquisição do sistema solar pela economia gerada na conta de energia. O resultado dessa equação nos permite estimar o tempo necessário para recuperar o valor investido”, explicou Marcus Vinicius, CEO da RosPower Energia Solar, empresa localizada em Brasília.
Vantagem regional
Brasília é uma região excelente para o uso de energia solar, pois possui uma das maiores taxas de insolação no Brasil, com mais de 2.400 horas de sol por ano, o que ajuda a compensar os dias nublados, que inclusive, até mesmo em dias chuvosos, as placas solares continuam gerando energia, e isso acontece porque, mesmo sem sol direto, a luz difusa ainda é captada pelos paineis.
“O Brasil é muito favorecido pela irradiação solar, pois está muito próximo à linha do Equador, o que garante uma ótima HSP (Horas de sol pleno). Tudo isso somado a nossa equipe(Ros Power Energia Solar) que é eficiente e experiente, garantindo um bom resultado na geração de energia”. Afirmou Marcus Vinicius, CEO da RosPower Energia Solar, empresa daqui de Brasília.
Tipos de telhados
Existem várias opções de telhados solares, cada uma com suas características, vantagens e limitações. A escolha do tipo ideal depende de fatores como estética, custo e eficiência, bem como das necessidades específicas de quem busca uma solução energética sustentável.
Telhados solares híbridos: Estes sistemas combinam a geração de energia elétrica com o aproveitamento de calor para aquecimento de água, oferecendo uma solução completa para o consumo energético de um imóvel.
Telhados solares flutuantes: Embora ainda em fase emergente, os telhados solares flutuantes são mais aplicáveis a grandes áreas de água, mas têm um grande potencial para o futuro.”
“Na RosPower Energia Solar, trabalhamos com uma ampla gama de materiais, incluindo fibrocimento, metálico, colonial, laje e shingle, além de usinas de solo com a opção de estruturas para CARPORT, que são coberturas para estacionamento equipadas com painéis solares, gerando energia elétrica a partir da luz solar”, completou Marcus Vinicius, CEO da empresa.”
Se você está considerando a instalação de um telhado solar, vale a pena avaliar os incentivos fiscais locais, como o uso do FGTS para aquisição do sistema, além de analisar as condições do seu espaço e os custos de instalação. A energia solar representa uma forma inteligente de investir em um futuro mais sustentável e financeiramente vantajoso.
Por Juan Costa
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira