Para evitar complicações a partir de uma gripe, como uma pneumonia, o ministério da Saúde iniciou em todo o país a vacinação contra a doença. A campanha vai até o dia 22 de maio. No Distrito Federal, 153 postos de saúde vão atender a população e a meta é imunizar pelo menos 600 mil pessoas.
O público-alvo é formado por trabalhadores da área de saúde, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, idosos, além de pessoas com doenças que podem ser agravadas por causa da gripe, detentos e funcionários do sistema prisional e povos indígenas. A chefe do núcleo de imunização da secretaria de saúde, Eudóxia rosa diz que a vacina é para evitar futuras complicações “Ela tem o objetivo de diminuir a forma grave da influenza e prevenir as complicações, pneumonias e outras complicações nos grupos que são mais vulneráveis”.
Confira aqui reportagem para rádio

A vacina é contraindicada para quem já tomou anteriormente e apresentou reação alérgica ou anafilática, quem tem alergia severa a ovo e o cidadão que possua doenças neurológicas. Segundo Eudóxia, pessoas com dificuldade de se locomover até um posto devem fazer um agendamento por telefone, no número 160 “A família liga entra em contato e faz o agendamento”.
O atendimento para a imunização será das 8h às 17h. Nos outros dias serão 110 postos e atendimento de segunda a sexta/ no primeiro turno das 8h as 11:30h e o segundo turno das 13:30h as 17h. Para mais informações sobre onde vacinar, a lista de postos se encontra no site, WWW.SAUDE.DF.GOV.BR.
Por Júlia Campos