O dia do índio, comemorado no dia 19 de abril, já passou. Mas a discussão relacionada à inclusão dos índios na educação ainda continua. Helena é índia da tribo Fulni-Ô, de Pernambuco. De acordo com ela, o acesso dos índios em relação às escolas melhorou. Ela, que tem 58 anos, explica que o acesso que seus netos têm à educação é mais fácil que o que ela teve em suas épocas de estudo. Helena contou, por exemplo, que ter que ir andando para a escola era uma dificuldade, mas que a chegada do ônibus à aldeia já é uma coisa que facilita o acesso à aprendizagem.
Ouça o programa Grande Minoria:
Helena foi a entrevistada na terceira edição programa Grande Minoria, que discutiu a implementação dos direitos escolares dos indígenas. Foi apenas a partir de 1998 que os índios passaram a ter seus direitos reconhecidos e garantidos pela lei brasileira. Mesmo assim a implementação desses direitos não acontece de forma plena. Uma pesquisa recente, divulgada pela Codeplan – que avaliou a situação dos índios no DF e em algumas cidades do Goiás – constatou que a proporção de índios não alfabetizados é superior do que a de qualquer grupo étnico.
Grande Minoria
O programa propõe conversar sobre os direitos humanos pelo aspecto dos grupos da minoria representativa na sociedade. Grupos que podem ser grandes na quantidade, na luta pelos direitos, mas que vivem à margem da sociedade. O espaço visa iniciar diálogos, informar e educar para as pequenas situações de intolerância no dia-a-dia.
O programa é feito pelas repórteres da Agência de Notícias UniCEUB Jade Abreu, Karina Berardo e Ticiana Peratti, conta com a edição de texto de Luiz Cláudio Ferreira e Katrine Boaventura e trabalhos técnicos de Eziel Veloso .
Para sugestões, elogios ou críticas, estamos disponíveis pelo e-mail:
programagrandeminoria@gmail.com
Imagem: Creative Commons