Web 3.0 revoluciona marketing

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Força de internautas cresce em redes sociais
Atualmente vivemos na terceira geração da Internet, conhecida por web 3.0. A principal mudança entre as fases da web é a forma que os conteúdos são organizados. “A web 2.0 é uma via de mão só, da internet para a gente”, como explicou a consultora e especialista em marketing digital Danuta Ferreira em palestra no UniCEUB. A profissional explica que o cidadão comum mudou a forma de se comportar na terceira geração da internet. Agora ele é, além de receptor de mensagem, emissor.

Com o desenvolvimento da web 3.0, também conhecida por “web inteligente”, o marketing digital ascendeu. De acordo com Danuta Ferreira, anúncios no Facebook alcançam 89% do público alvo. Enquanto isso, anúncios gerais atingem 36%. Ainda segundo a especialista, “o Google e o Facebook já sabem o que nós queremos”. Isso acontece devido às técnicas que essas empresas têm. Mais precisamente, eles selecionam as publicidades mostradas para internautas com base em pesquisas feitas por eles.

O comportamento empresarial na web inteligente foi outro ponto abordado na palestra ocorrida quarta-feira (27). “Hoje as pessoas acreditam no que as empresas publicam na internet e no que as pessoas postam sobre essa marca”, expõe a palestrante. Além da página oficial de uma organização, sites como o “Reclame Aqui” e “Denuncio” são fontes poderosas de informação sobre entidades. Da mesma forma que o diálogo entre amigos é mais rápido na internet, a comunicação com empresas também pode ser.

Conforme foi exposto na palestra “Facebook Marketing – O uso das mídias sociais”, quando consumidores reclamam de serviços em plataformas virtuais, eles costumam receber respostas e soluções com mais rapidez. Isso ocorre porque as empresas se preocupam e se importam com o que falam delas em plataformas digitais.  Afinal, o acesso à internet em domicílios brasileiros equivale a 48% da população, segundo indica pesquisa divulgada pelo IBGE no final de abril.

Rede social em números

O Facebook é a rede social mais poderosa do mundo, conta com 1.4 bilhão de usurários. De acordo com pesquisa feita pela “Consultoria eMarketer” no segundo trimestre de 2014, 107,7 milhões das contas são do Brasil. A popularidade da rede é tanta que 89 milhões de brasileiros acessam o site pelo menos uma vez por mês. Cerca de 59 milhões de internautas utilizam a rede social diariamente. A quantidade de vídeos publicados no Facebook supera o Youtube. Danuta Ferreira explica que desde o ano passado, os vídeos do “face” são transmitidos automaticamente. Dessa forma, como o usuário não precisa clicar no “play” para assistir, o alcance dos vídeos publicados nessa plataforma é maior e, consequentemente, mais vantajoso.

Por: Fernanda Roza

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress