Dois episódios-piloto do programa Estúdio 12 exploram como livros e videogames dois dos pilares do entretenimento contemporâneo influenciam e se transformam em grandes produções cinematográficas. A proposta é conduzir o espectador pelos bastidores dessas adaptações, revelando curiosidades, entrevistas e análises que iluminam o processo criativo e os desafios de transpor narrativas entre diferentes linguagens.
Produzido por estudantes de Jornalismo Cultural do UniCEUB, sob orientação do professor Luiz Claudio Ferreira, o episódio 1 Do papel para a tela é apresentado por Danyelle Silva e Mayara Mendes. A conversa gira em torno de grandes obras literárias que ganharam vida no cinema.
Como traduzir uma história escrita em imagens? Quais os limites e liberdades de se adaptar universos inteiros criados com palavras? esses são alguns dos tópicos tratados no episódio
Veja o primeiro episódio:
Já o episódio 2, apresentados pela Maria Clara Britto e Rodrigo Fontão, que mergulham no universo dos videogames que chegaram às telonas. Após anos de tentativas frustradas, Hollywood parece ter encontrado o caminho para adaptar jogos eletrônicos com sucesso. Estaríamos presenciando a era de ouro dessas adaptações?
Veja o segundo episódio:
Por Mayara Mendes
Programa produzido por Danyelle Silva, Maria Clara Britto, Mayara Mendes e Rodrigo Fontão
Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira