Um texto da universitária Maria Clara Britto, de jornalismo do CEUB, venceu, nesta quarta-feira (20) o Prêmio Engenho de Jornalismo.

A proposta do prêmio era a produção de um texto analítico sobre o documentário “Escola Base – Um Repórter Enfrenta o Passado”, sobre o trabalho de Valmir Salaro no episódio polêmico e histórico.
Confira trecho do texto vitorioso: “o documentário confronta a opinião pública com uma das mais graves feridas conhecidas da imprensa brasileira: a transformação de pessoas suspeitas em culpadas sem o devido processo legal nem julgamento formal.”

Ela explicou que o jornalista é também personagem dessa história, ao reconhecer os próprios erros e buscar, ainda que tardiamente, um acerto de contas com os inocentes que ajudou a condenar no tribunal midiático.
Confira outro trecho:
“Fazer diferente é defender que jornalismo não é apenas técnica, mas uma prática política e ética. A verdade é um horizonte a ser perseguido com rigor, mas nunca com arrogância. Quem pesquisa a comunicação e gestores comprometidos entendem que o caso Escola Base pode servir não apenas como alerta, mas como um compromisso: nunca mais repetir os erros que destroem vidas em nome da audiência.”
Da redação da Agência Ceub
Foto: Mateus Péres