Em um duelo acirrado, o Barra venceu o Ceilândia por 1 a 0 neste sábado (23/8), na Arena Barra FC, no jogo de volta e avançou às quartas de final da Série D. Como o primeiro jogo no abadião terminou empatado em 1 a 1, o time catarinense carimbou a vaga para a próxima fase.
O gol decisivo foi marcado aos 7 minutos do segundo tempo pelo atacante Elvinho, e a equipe catarinense contou com o apoio da torcida para segurar o resultado até o fim.

Primeiro Tempo
Nos minutos iniciais, o Barra entrou em campo com intensidade e postura ofensiva e pressionou o Ceilândia desde o apito inicial. Mesmo com o desfalque de Paulinho, a equipe catarinense criou uma boa chance logo aos três minutos, em jogada de Symon, um dos destaques do time. Com mais volume no meio-campo e controle da posse, os donos da casa dominaram os primeiros momentos da partida.
O Ceilândia respondeu aos 12 minutos com uma finalização de Kennedy, mas sem sucesso. Apesar das dificuldades nas conclusões, o Gato Preto equilibrou o jogo, adotou uma postura mais ofensiva e impôs mais resistência. O Barra, por sua vez, passou a ter dificuldades para chegar à área adversária.
Aos 28 minutos, os jogadores do Ceilândia reclamaram de um possível pênalti, após lance duvidoso dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
O Barra, mesmo com maior posse de bola, recuou, apostou em um futebol burocrático e pouco ameaçou. Com isso, o Ceilândia cresceu no jogo. Se mostrou mais incisivo e criou chances mais perigosas.
Mas um lance do Barra chamou atenção nos últimos minutos do primeiro tempo. Saymon recuperou a bola e criou uma boa chance de gol, mas ao avançar em direção à área, perdeu a chuteira, o que comprometeu a finalização e fez com que a oportunidade fosse desperdiçada.
Segundo Tempo
O segundo tempo começou sem alterações nas escalações das duas equipes.
Mas logo aos 5 minutos, o time do Pescador quase abriu o placar com Saymon, que acertou a trave do Gato Preto. Mais uma vez, o Ceilândia adotou uma postura recuada e encontrou dificuldades para sair jogando nos primeiros minutos da etapa final.
Aos 7 minutos, o Barra abriu o placar do jogo com o gol do atacante Elvinho. Após um primeiro tempo pouco inspirado, ele aproveitou a oportunidade na entrada da grande área e finalizou com precisão.
Na sequência do lance, o jogador do Ceilândia, Kennedy, reclamou com veemência com a arbitragem e acabou recebendo cartão amarelo.
Pouco depois, aos 10 minutos do segundo tempo, o Ceilândia quase contou com um gol contra a seu favor, mas o goleiro evitou o lance e mandou a bola para escanteio.
Com as substituições, o Barra fez mudanças estratégicas, enquanto o Ceilândia buscou acelerar a distribuição da bola. As duas equipes abandonaram o jogo horizontal e passaram a explorar mais profundidade.
Aos 34 minutos, Mingoti se antecipou no cabeceio e quase empatou para o Ceilândia. Dois minutos depois, o Barra respondeu com uma finalização perigosa dentro da área, mas parou em grande defesa de Sucuri.
No último lance da partida, o time da casa insistiu na jogada e, aos 49 minutos do segundo tempo, acertou a trave do goleiro Edmar Sucuri e quase marcou outro gol.
Quartas de final
Para a próxima fase, o chaveamento será refeito, com o 1º colocado geral enfrentando o 8º colocado geral, o 2º colocado geral com o 7º colocado geral, e assim segue. Os jogos das quartas de final estão programados para os dias 30 ou 31 de agosto (ida) e 6 ou 7 de setembro (volta)
Eliminado, o Ceilândia encerra a temporada de 2025 e ficará apenas com o Candangão para disputar no próximo ano, após não conseguir chegar à final do último campeonato estadual.
Ficha Técnica
Ceilândia 1×1 Barra-SC
Campeonato Brasileiro Série D – Oitavas de Final
Arena Barra FC – Itajai – SC, 23/08/2025, 16h00
Árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho- MA
Assistente 1: Elson Araujo da Silva- MA
Assistente 2: Jeydson Mandu Barros- MA
4º Árbitro: Rafael Martins Diniz- DF
Var: Leonardo Rotondo Pinto – MG
AVAR: Luis Diego Nascimento Lopes – PA
Ceilândia:
Edmar Sucuri; Paulinho, Badhuga, Mingoti(Barão) e Lucas Piauí; Lagoa(Júnior Timbó), Lucas Silva; Kennedy(Bolt) , Romarinho, Valter Bala e Regino(Edson)
Técnico: Adelson de Almeida
Gols:
Cartões Amarelos: Lucas Piauí, Kennedy, Paulinho
Cartões Vermelhos:
Barra:
Ewerton; Kayque (Vitinho),Jean Pierre,Vavá, Guilherme Lazaroni; Natan, Tetê e Elvinho(Rafinha); Péricles(Saymon), Bernabé(Giovani) e Cléo Silva(Marcelo)
Técnico: Eduardo Souza
Gols: Elvinho
Cartões Amarelos: Da Rocha, Marcelo
Cartão Vermelho:
Por Mayara Mendes
Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira