Com o tema “Cerrado, berço das águas, coração do Brasil”, o 11º Encontro e Feira dos Povos traz uma programação com painéis, mesas de diálogos, oficinas, apresentações culturais e feira de sabores durante a semana, no Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte.

Organizado pela Rede Cerrado, a edição de 2025 será um espaço preparatório para a COP 30, a fim de afirmar a relevância do bioma e de seus povos diante às mudanças climáticas, e fortalecer políticas socioambientais.
Segundo a secretária executiva da Rede Cerrado, Ingrid Silveira, os recursos hídricos do Cerrado posicionam o bioma como o coração ecológico do Brasil.
“Esses recursos hídricos sustentam a produção de alimentos, geram energia, recarregam aquíferos vitais e ajudam na regulação do clima. No momento, esse coração pulsa sob diversas ameaças. Lutamos diariamente contra o avanço do desmatamento, o envenenamento da terra e das águas por agrotóxicos, conflitos territoriais e degradação da biodiversidade”, destaca.
Realizado desde 2001, o encontro reunirá não só os 22 segmentos de povos e comunidades tradicionais, mas também extrativistas, agricultores familiares, pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas, entre outros defensores e interessados em pautas socioambientais.
O evento gratuito e aberto ao público geral contará com a Corrida de Tora de buriti entre indígenas Timbira e Xavante, 1ª Copa Cerrado de Futebol, com grupos masculinos e femininos, e com o Cine Cerrado, uma programação com documentários, séries e animações. Para saber mais sobre a programação de cada dia, clique aqui.
Por Maria Clara Batista
*Sob supervisão do Luiz Claudio Ferreira