O Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado no Setor de Recreação Norte de Brasília entrou em fase final de revitalização.
Com 65% das obras concluídas, a pista deve reabrir nas próximas semanas com previsão de sediar uma corrida da Stock Car em 30 de novembro, marcando o retorno oficial do circuito após mais de 11 anos de inatividade.
História
Durante as décadas de 1980 e 1990, o autódromo foi palco de provas marcantes e grandes eventos, como Fórmula 3, Fórmula Truck, motovelocidade, corridas de Turismo e diversas etapas da Stock Car.
Em 1995, passou a carregar oficialmente o nome de Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos do automobilismo nacional, nascido em Brasília.
As novas mudanças
Desde a sua criação, o circuito conta com seis curvas na área norte, que equivalem a 1,74km, e mais seis curvas na área sul, que correspondem a 2,45km totalizando aproximadamente 4,2km de pista, com a maior reta chegando a 750m. Um traçado técnico, de média para alta velocidade, que já desafiou nomes consagrados do automobilismo brasileiro e internacional.
A pista original contava com dois traçados, uma entrada para os boxes, a largura total da pista era de 14m, não tinha caixa de brita e a divisão dos setores da pista se dava em: setor 1 (curvas 1 a 4), setor 2 (curvas 5 a 8) e setor 3 (curvas 9 a 12).
Com a revitalização, o autódromo terá 16 curvas,sendo nove para a direita e sete para a esquerda,seis traçados, duas entradas para os boxes, que estarão conectados a pista principal e ao anexo, com mais de 40 boxes a largura da pista aumenta para 15m na largada e 14m nos demais trechos, seis caixas de brita,, divisão dos setores da pista ficaram sendo: setor 1 (curvas 1 a 4), setor 2 (curvas 5 a 10) e setor 3 (curvas 11 a 16). Quando terminado, o traçado principal terá 5.348m.
Silêncio e abandono
A última corrida oficial no autódromo aconteceu em 2014. Desde então, a pista permaneceu fechada, e a estrutura se deteriorou ano após ano.
Um dos episódios mais polêmicos foi o cancelamento de uma etapa da Fórmula Indy em 2015, que chegou a ter obras iniciadas, mas acabou sendo suspensa dias antes da realização, deixando a cidade com prejuízos e obras inacabadas.
O abandono gerou frustração entre fãs, pilotos e moradores da capital. Por anos, o autódromo foi lembrado como um símbolo da decadência do esporte a motor no Distrito Federal.
Rumo à retomada
O anúncio da retomada oficial, realizado no dia 8 de agosto de 2025, foi feito pelo atual governador, Ibaneis Rocha, junto com o piloto de fórmula 1 Gabriel Bortoleto, que visitou a cidade no seu recesso da temporada.
Agora, com a revitalização em andamento e um calendário já sendo projetado, a expectativa é de que o autódromo não apenas volte a funcionar, mas se torne novamente um centro esportivo de referência.
A nova estrutura atenderá aos padrões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e poderá receber competições de diversas categorias, incluindo: Stock Car, MotoGP, Drift e Truck.
Por Maria Eduarda Barros e Riânia Melo
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira