Em uma jornada de sucesso que antecede sua estreia oficial nos cinemas brasileiros em 6 de novembro, o filme “O Agente Secreto”, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, tem conquistado a crítica e o público em diversos festivais de cinema ao redor do mundo.

A produção, que ainda não chegou às telonas no Brasil, já acumula uma série de prêmios e aclamadas
exibições, destacando-se como um dos filmes mais aguardados do ano.
O reconhecimento internacional começou no 78º Festival de Cannes, onde o longa foi um dos grandes vencedores. Além de receber 13 minutos de ovação, a produção garantiu o prêmio de Melhor Atuação Masculina para Wagner Moura e o de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho.
O filme também recebeu o Prêmio da Crítica, concedido pela FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), e o Prix des Cinémas Art et Essai, um reconhecimento dos exibidores independentes franceses.
Uma turnê por festivais Após a vitória em Cannes, “O Agente Secreto” seguiu uma intensa agenda de exibições. Em maio, passou pelo Sydney Film Festival e, em julho, foi apresentado no festival
Cinéma Paradiso do Louvre, onde Wagner Moura recebeu sua Palma de Ouro, entregue por Juliette Binoche, atriz francesa e presidente do júri de Cannes neste ano.
Em agosto, o filme conquistou dois prêmios no 29o Festival de Cine de Lima PUCP, levando o Prêmio do
Júri de Melhor da Competição de Ficção Latino-Americana e o Prêmio do Júri da Crítica Internacional, antes de ser exibido no Festival de Telluride.
A turnê continua com importantes participações em setembro, começando pelo Toronto International Film Festival (TIFF), o primeiro festival norte-americano a anunciar o longa em sua programação.
Exibições aguardadas no Brasil e no exterior Antes da estreia nacional, o longa fará sessões especiais no Brasil. A primeira delas será em Recife, no dia 10 de setembro, nos cinemas Teatro do Parque e São Luiz.
O filme também será a atração de abertura da 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país, em 12 de setembro. Todos os ingressos para a sessão, que celebra os 60 anos do festival, já estão esgotados, o que levou à abertura de uma sessão extra, com também ingressos esgotados.
Além disso, o longa estará presente em diversos festivais internacionais, como o New York Film Festival, o Festival de San Sebastián (onde concorrerá ao voto popular na sessão Perlak) e o BFI London Film Festival. No Brasil, “O Agente Secreto” terá exibições especiais no Festival do Maranhão, no Cine Ceará, na Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e no Festival de Cinema da Amazônia.
A distribuição global de “O Agente Secreto” já está definida. O longa será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, enquanto a NEON será responsável pela distribuição nos EUA.
A MUBI fará a distribuição no Reino Unido, Índia e América Latina, e a MK2 garantiu um
acordo para mais de 94 países.
Até o momento, todas as informações sobre a agenda e o filme estão disponíveis na página
oficial do longa no Instagram.
Por Anna Carolina de Oliveira de Siqueira
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira