No dia seguinte à morte do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, o Festival de Cinema de Brasília, exibiu o documentário de 1981, “Hermeto, campeão”. O filme compõe o acervo de obras da Caravana Farkas — movimento com autoria de Thomaz Farkas, renomado fotógrafo brasileiro.
Assista abaixo ao filme de 1981, disponível no canal do artista
O documentário recolhe depoimentos de Hermeto, sobre seu conhecimento musical autodidata, e sua infame habilidade de produzir música com sons das abelhas, dos porcos, do vento, do copo d’água e o domínio da universalidade musical. Também participam os parceiros de banda do músico, que comentam meandros do processo criativo e admiração por Pascoal.
“No exato momento da passagem (de Hermeto), seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”, testemunha a nota de pesar.
“Hermeto, campeão” faz parte da mostra Curtas da Caravana Farkas, que tomou conta neste domingo (14/9) no Teatro Sesc Sílvio Barbato, em Brasília.
Dos três curtas selecionados para exibição, “Hermeto, campeão” não se destaca apenas pela coincidência dos acontecimentos. Foi o único que possui direção do próprio Thomaz Farkas, que costumava ocupar o papel de produtor e diretor de fotografia.
Nascido em Budapeste, em 1924, Farkas foi professor da Universidade de São Paulo e atuou como fotógrafo. Foi produtor e co-produtor de 38 documentários, de 1964 até 81, época de lançamento de Hermeto, Campeão. O conjunto da obra ficou conhecido por Caravana Farkas.

Por Artur Maldaner
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira