O Flamengo venceu o Pato Basquete, por 95 a 64, na Arena BRB Nilson Nelson, na terça (30). Em partida válida pelo grupo C do Torneio de Abertura do NBB, a equipe carioca se classificou para as semifinais do torneio para enfrentar a equipe Argentina do Union de Santa Fé.
Já o Pato com a segunda colocação do grupo enfrentará o Unifacisa na disputa de 5º ao 8º lugar. Ambas as partidas irão acontecer na quinta-feira (2/10).
O pivô Wesley, do Flamengo, falou que as equipes ainda estão travadas. “A gente pretende chegar em mais uma final de torneio pra pra conseguir o título desse também.”

Domínio carioca
A partida começou com alta intensidade ofensiva pelas duas equipes. O Flamengo atacava controlando o jogo, já o Pato Basquete apostou em contra ataques rápidos para pegar a defesa rubro-negra desorganizada.
Ao longo do primeiro quarto a defesa dos cariocas se consolidou, que neutralizou o ataque dos Paranaenses e ficou com uma vantagem de treze pontos ao fim do período com um placar de 29 a 16.
Os destaques do quarto foram o armador búlgaro, Dee Bost que teve uma precisão de 50% nos arremessos e o ala-armador Negrete com 100% de aproveitamento, juntos fizeram treze dos vinte e nove pontos da equipe carioca.
Flamengo amplia a vantagem
Para o segundo quarto, o Flamengo voltou com o volume de jogo ainda maior. Logo nos primeiros minutos do período ampliaram a vantagem para 21 pontos.
O técnico do Pato, Renan Gitiony, pediu tempo para organizar sua defesa e tentar parar o ataque carioca. Mas mesmo com o placar a seu favor a equipe carioca não baixou a intensidade e com uma precisão de 62% nos arremessos de quadra o rubro-negro ampliou sua vantagem e foi para o intervalo com 26 pontos na frente do placar, terminando o primeiro tempo com 62 a 36
Neste quarto, Dee Bost aumentou sua precisão nos arremessos, com 76% de aproveitamento, o búlgaro fez 10 pontos no período.

Atropelo rubro-negro
O terceiro quarto começou frenético assim com o primeiro. O Pato Basquete foi para cima dos cariocas para tentar diminuir a distância no placar, e conseguindo pontuar, mas por outro lado, a defesa do time paranaense falhava e o flamengo conseguia manter a diferença.
Com a defesa flamenguista voltando ao controle, o time carioca conseguiu aumentar a diferença no placar para 30 pontos, o que fez com que o treinador do time paranaense pedisse um tempo para reorganizar o seu time.
Após a paralisação da partida por parte do técnico Renan Gitiony, o time paranaense conseguiu arrumar a sua defesa, conseguindo parar o ataque carioca diversas vezes, e pontuar, diminuindo a distância para 25 pontos.
Apesar de conseguir diminuir a distância no placar, o time paranaense no final do terceiro quarto sofreu uma série de ataques flamenguistas, o que causou o retorno para a diferença de 30 pontos no marcador,
terminando o quarto com um placar de 76 a 46 para os cariocas.
O destaque do terceiro quarto pelo lado do Flamengo foi o Ala Negrete, com 6 pontos conquistados e 100% de aproveitamento em seus arremessos. Já do lado da equipe paranaense o destaque foi o Ala/pivô Grigor, com 100% de aproveitamento e 4 pontos marcados
Controle flamenguista
O último quarto da partida voltou com o Pato muito ofensivo, mas o flamengo novamente com a sua defesa bem postada parava o ataque paranaense e nos contragolpes conseguia os seus pontos.
Com um verdadeiro domínio em quadra, a equipe carioca comandou a partida, sem deixar a equipe paranaense pontuar e com o ataque muito forte conseguiu uma diferença de 31 pontos, a maior da partida até o momento.
Após aumentar a diferença, o Flamengo conseguiu manter essa distância até o final da partida, e venceu o jogo por 95 a 64, garantindo o primeiro lugar do Grupo C e se classificando para as semifinais da competição.
O destaque da partida foi o Ala Alex Negrete, o Argentino fez 25 pontos na partida e teve 92.6% de aproveitamento nos seus arremessos.
Por Eduardo Tavares e Hugo Monteiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira