A equipe do Minas venceu o Brasília pelo placar de 81 a 76 na arena BRB Nilson Nelson e se classificou para grande final do Torneio de Abertura NBB.
O ala-pivô americano da equipe do Minas, Erik McCree foi eleito o melhor jogador da partida com 26 pontos.

Partida equilibrada
O jogo começou quente no Nilson Nelson, com ambas as equipes atacando bastante. Mesmo com a torcida ao seu favor, a equipe do Brasília saiu perdendo nos minutos iniciais, mas não deixou o Minas abrir vantagem.
A equipe mineira apostava nas chegadas de McCree, que foi o cestinha do primeiro quarto com cinco pontos feitos e 50% de conversão nas bolas de três
Já na parte final do período, a equipe do Minas conseguiu abrir até quatro pontos de vantagem, a maior diferença na partida. Mas, viu o Brasília encostar mais uma vez com uma bela bola de três acertada por Lucas Lacerda e incendiou novamente a arena.
Após os primeiros 10 minutos de partida, as equipes seguiram com o jogo bastante disputado. O primeiro quarto terminou com o Minas na vantagem de apenas dois pontos.
Primeiro quarto: Minas 22 x 20 Brasília
Vantagem mineira
O segundo quarto começou diferente do primeiro. O Brasília voltou melhor e conseguiu virar a partida nos primeiros quatro minutos, com brilho de Rafael Paulichi e Pedro Mendonça, que colocaram a equipe da casa com dois pontos de vantagem.
A partida voltou a ficar parelha após McCree cravar mais uma bola de três e incendiar a partida. No entanto, o time da casa voltou com melhor aproveitamento nos arremessos e abriu novamente vantagem.
Já nos cinco minutos finais e após paradas de tempo para reorganizar a equipe, o Minas recuperou a qualidade nos chutes e na defesa. Com isso, o time mineiro conseguiu dez pontos de vantagem e abriu larga vantagem.
No final do período, o Minas teve êxito em segurar a vantagem e foi para o intervalo com oito pontos na frente.
Segundo quarto: Minas 54 x Brasília 37

Performance
Diferente do último período, a segunda parte do jogo foi de predomínio da equipe do Brasília.
Mesmo 10 pontos atrás, o jogo coletivo dos donos da casa e o apoio dos torcedores, o fizeram encostar na equipe do Minas que perdeu grande parte da vantagem. Na metade final do período, a partida chegou a ter apenas três pontos de diferença.
Mas, nos minutos finais, a equipe do Brasília visivelmente mais cansada, viu os visitantes alargarem o placar novamente. Faltando um minuto para o fim do período, o Minas voltou a comandar as ações e emplacou mais seis pontos e fechou o terceiro quarto com nove de vantagem.
Terceiro quarto: Minas 59 x 50 Brasília
Destaques
No início do último quarto, o Brasília, mais uma vez, tentou ensaiar uma reação e começou melhor. Mas ela não perdurou muito tempo e o Minas seguia na frente.
Com o passar do jogo, a partida foi esquentando novamente e a torcida não parava de apoiar a equipe da capital em nenhum instante, e todo esse apoio surtiu efeito.
Na parte final do confronto, a equipe do Brasília apostou todas as fichas e se lançou ao ataque com muita intensidade. As bolas de três acertadas por Lucas Lacerda e Kevin Crescenzi fizeram a vantagem que era de dez pontos, cair apenas para dois, transformando o ginásio em um verdadeiro caldeirão.
O Minas voltou a pontuar, mas o time da casa não desistia, e faltando doze segundos para o fim, Lucas Lacerda acertou quase do meio da quadra e levou a torcida ao delírio. Apenas um ponto separava as equipes.
Mas, mesmo com a insistência do Brasília, o Minas acertou dois lances livres no final e sacramentou a vitória e a vaga para final.
O destaque do jogo ficou para Mcree, o ala-pivô do Minas efetuou 26 pontos e seis assistências e foi o cestinha da partida.
Último quarto: 81 x 76
Agenda
Com a classificação para a final, o Minas enfrentará a equipe do Flamengo no sábado (04\10) às 20h para decidir quem será o grande campeão do Torneio de Abertura da NBB.
O Brasília também jogará no sábado às 17h30 contra o Unión Santa Fé da Argentina valendo a vaga de terceiro lugar da competição.
Por Rafael Lins e Davi Pereira
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira