O Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou o desenvolvimento de um simulador (tanto a parte de software como de hardware) para o sistema de lançamento de foguetes e mísseis em um projeto orçado em cerca de R$ 9 milhões repassados pelo Exército em quatro anos. A entrega do equipamento está prevista para o ano de 2020. A pesquisa faz parte do projeto de Simulação Astros. Os foguetes e mísseis são fabricados na cidade de São José dos Campos (SP). Na cidade de Formosa (GO), acontece a instrução dos militares.
O diretor do centro de tecnologia, Luciano Schuch, disse, que projetos como esse são importantes para o desenvolvimento de tecnologia nacional e para capacitação de acadêmicos, já que podem verificar o estudo logo na prática de grande importância para o país.
O software do simulador fará com que os lançamentos dos mísseis e foguetes sejam repetidos com exatidão. O Brasil vai ser o primeiro país do hemisfério sul a possuir essa tecnologia que apenas outros quatro no mundo trabalham. “Não queremos guerra, a gente só quer que ninguém nos ataque. Estamos fazendo questão do simulador para poder treinar os militares a usarem adequadamente. “
Orçamento
Boa parte dos recursos do Centro Tecnológico viriam da iniciativa privada. Mas, com a crise financeira houve mudanças . Segundo o diretor do centro tecnológico, alguns projetos têm sido afetados “O governo acaba cortando um pouco dos financiamentos. O que eram dez projetos dos laboratórios aprovados, hoje são três”.
São 30 pessoas envolvidas no projeto do simulador, sendo 11 professores e 11 mestrandos, estudantes de graduação e profissionais contratados. Para os pesquisadores, há uma estimativa de que, entre as consequências desse trabalho, a cidade de Santa Maria pode se fortalecer como polo de defesa e simulação, a UFSM se torne um centro de referência em pesquisa de defesa e os treinamentos do Exército fiquem mais econômicos e ecologicamente responsáveis.
Por Júlia Campos – enviada especial a Santa Maria (RS)
Foto: Exército Brasileiro / Divulgação
* A equipe da Agência de Notícias UniCEUB viajou à cidade de Santa Maria (RS) a convite do Exército.