Nesta quarta-feira (22), o Caixa Brasília Basquete volta às quadras para estrear no NBB. O compromisso é contra o Basquete Osasco, na Arena BRB Nilson Nelson, às 20h15. O Brasília terminou em quarto lugar no Torneio de Abertura do NBB após derrota contra o Unión Santa Fé, da Argentina, por 86×81.

O time vem com altas expectativas depois da boa campanha na última temporada, na qual ficou em quarto na classificação geral, chegou até as oitavas e foi eliminado pelo São Paulo.
Para essa temporada a expectativa é ainda maior. O ala Pedro Mendonça comenta que o time tem tudo para se sair bem novamente. “Estou me sentindo bem, estou preparado, mais experiente, mais um ano junto jogando com o Dedé (treinador), com o Dani (Daniel Von Haydin). Então, tem um entrosamento, eu acho que tem tudo para a gente ir muito bem”, diz.
Ele ressalta ainda a importância de manter a constância ao longo da temporada. “Na temporada passada, o São Paulo tinha feito uma temporada bem abaixo, chegou nos play-offs, eles acabaram levando contra a gente. Então, eu acho que quanto mais constante o time estiver durante a temporada toda, mais chances temos de conseguir chegar mais longe no campeonato e conseguir conquistar coisas maiores”, afirma.
A equipe da capital conta com um elenco que mistura experiência e energia. Os destaques como Kevin Crescenzi, Daniel Von Haydin, Brunão e Renato Carbonari se juntam a jovens atletas como Buiú, Luquinhas e Guga, para formar um elenco recheado de opções para o treinador Dedé Barbosa montar a equipe.
Dedé destaca que o perfil dos jogadores do time mudou para uma equipe mais física. “A gente tentou pegar um time físico, intenso, até mesmo pela quantidade de jogos. Sabemos que a expectativa é super alta, para a gente voltar ali principalmente na parte de cima da tabela, até mesmo pelo aspecto que a gente fez na temporada passada”, completa.
Elenco do Caixa Brasília Basquete para a temporada 2025/26:
#1 Davi Rodrigues Santana Lopes de Oliveira – ”Mosquito” – Ala/Armador
#6 Gustavo da Silva de Jesus – ”Guga” – Armador
#7 Kevin Freitas Crescenzi – Ala/Armador
#9 Pedro Mendonça Ferreira da Silva – Ala
#10 Lucas Raphael Lacerda Santana – ”Luquinhas” – Armador
#11 Bruno Henrique Pedro Cardoso – ”Brunão” – Ala/Pivô
#13 Rafael Paulichi – Ala/Pivô
#14 Matheus Santos Neves da Silva – ”Buiú” – Armador
#15 Renato Carbonari – Pivô
#27 Luiz Matheus Pereira Zago Belem – ”Zago” – Ala/pivô
#30 Daniel Von Haydin – Ala
#77 Állan Vinícius Araújo Brito – ”Beller” – Ala/Pivô
Técnico: Dedé Barbosa
Por Lucas Maia
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira