Oito atletas do clube Nauru DF vão competir no Meeting Cearense de Paranatação. A equipe é vinculada à Associação Brasiliense de Acolhimento e Responsabilidade Social (Abrasrs) e se prepara para disputar a XV edição do evento.
O campeonato é organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e acontece no Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza (CE).
Os oito atletas têm idades e condições de deficiência diversos. Clara Pereira (16), Erika do Carmo Lima (50), Diego Marquis (12), Larissa Nakabayashi (27), Priscila Pontual (14), Talita Zoe Queiroz (13), Giovana Lacerda (19) e Henrique Muinho (21) competem nas classes visuais, intelectuais e físicas.
A competição contará com quatro etapas e, segundo o treinador Marcus Lima, o grupo chega em um excelente momento técnico. De acordo com ele, apesar de cada atleta estar indo com um foco diferente, todos estão prontos para dar o máximo e trazer várias medalhas para casa.
A participação da equipe conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL-DF), por meio do projeto Compete Brasília, além da parceria institucional com a Abrasrs. Iniciado em 2016, o programa tem como objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais.
Novas oportunidades
Nas categorias para atletas com deficiência física, participam Clara Pereira, Diego Marquis (SB4) e Erika do Carmo Lima (classe S4), que compete nas modalidades 50, 100 e 200m livre.
Para Clara, que compete em 4 modalidades – 50m peito, 50m livre, 100m livre e 50m costas –, a participação no campeonato definirá sua classificação no circuito paralímpico, além de ser a primeira competição da atleta.
Já Diego, que participa nas modalidades 50m peito, 50m livre, 100m peito e 100m livre, a competição representa o retorno para as piscinas após um período de repouso pós cirúrgico.
A atleta Larissa Nakabayashi, da classe S11 (deficiência visual), disputará as provas de 50m livre e 100m livre. Segundo o treinador Marcus Lima, o desempenho em Fortaleza será uma importante preparação para o Campeonato Brasileiro de Paranatação, que ocorrerá de 6 a 9 de dezembro, no Centro Paralímpico de São Paulo.
Entre os atletas com deficiência intelectual, o Nauru DF será representado por Priscila Pontual (S21), Talita Zoe Queiroz (S14), Giovana Lacerda (S21) e Henrique Muinho (S14).
Priscila e Talita participam de seis provas — 200m livre, 100m costas, 50m livre, 50m borboleta, 100m livre e 50m costas — e encaram o evento como um esquenta para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2025, marcada para 24 a 29 de novembro, em São Paulo.
Já Giovana e Henrique nadarão 200m livre, 100m costas, 50m livre, 100m livre e 50m costas. Para ambos, o Meeting Cearense simboliza uma transição de temporada, antes do início do período de descanso previsto.
Por Isadora Carmona
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


