Stock Car: acidentes do sábado levaram piloto do 10º ao 1º lugar na corrida Sprint

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Reinaugurando oficialmente o Autódromo Internacional de Brasília, a corrida sprint começou de uma maneira intensa e caótica entre os pilotos. Carros rodaram e Rubens Barrichello, da Full Time, acabou preso na brita, acionando o primeiro safety car por três voltas enquanto os detritos eram controlados. 

Enzo Elias em pista / Foto: Riânia Melo 

Na relargada, Ricardo Zonta aproveitou o ritmo forte assumindo a liderança, mas pouco tempo depois um incidente envolvendo César Ramos provocou a segunda entrada do safety car, interrompendo novamente o ritmo da prova.

A sequência de problemas continuou: Gaetano Di Marco, da RC Eurofarma e vice-líder do campeonato, abandonou após perder o câmbio em consequência de um acidente na curva três, que será investigado pela direção de prova ao fim da corrida.

Castroneves, que tinha conseguido uma classificação consistente, recebeu uma penalização porque sua equipe retirou o carro da área de espera antes do horário permitido pela direção de provas.

Em meio ao caos das três interrupções, Allam Khodair foi um destaque a parte chamando atenção ao ganhar 14 posições, saltando da ponta do grid, posição 28, para o meio, posição 14.

Perto do final da corrida, um incidente ocorreu envolvendo os pilotos Enzo Elias, da Scuderia Bandeiras, Suzuki, da TMG Racing, e Gabriel Castroneves, da A. MATTHEIS, por disputa de posição em pista o que ocasionou a terceira volta do safety car para a pista. Esse acidente acabou tirando Enzo Elias da corrida, o que fez com que ele caísse para a sexta posição no campeonato, após bater na barreira de pneus .

O safety car permaneceu por mais de dez minutos na pista. Na relargada, Casagrande, , da A. MATTHEIS VOGEL, sustentou a ponta enquanto Ricardo Zonta, da RCM Motorsports, se aproximava da liderança, momentânea, da corrida. Pouco depois, o carro de Casagrande apresentou um problema, passou reto na curva e foi parar na brita, perdendo cerca de 17 posições.

Resultado da Corrida Sprint

A prova terminou com Felipe Fraga, da RC Eurofarma, confirmando a vitória após uma corrida marcada por incidentes e múltiplas intervenções do safety car. Arthur Leist, da Crown Racing, cruzou em segundo lugar, seguido por Nelson Piquet Jr., da Scuderia Bandeiras II , que completou o pódio ampliado da disputa.

Pódio da corrida sprint com os pilotos Arthur Leist, Felipe Fraga, o engenheiro do Fraga e Nelson Piquet Jr. Respectivamente / Foto: Maria Eduarda Barros 

Na quarta posição veio Daniel Serra, piloto da Blau Motorsports, enquanto Denis Navarro, piloto da Full time Cavaleiro, fechou o top 5.

Em entrevista Felipe Fraga definiu a prova como “uma corrida meio maluca”. Ele explicou que não esperava a vitória: “Nunca imaginei que ia ganhar essa corrida de hoje, porque é difícil demais passar oito carros nesse toque.”. E o piloto ainda brincou “Meu anjo deve tá com dor de cabeça, porque foi muita sorte essa vitória.

Fraga contou que ganhou posições principalmente após problemas de rivais. “Acabei passando o Gaetano, que teve problema. O Foresti se enroscou com outros pilotos. O único carro que eu passei mesmo na corrida foi o Massa, numa relargada em que ele não usou o push e eu usei.”

Felipe Fraga em entrevista / Foto: Maria Eduarda Barros 

A estratégia também foi determinante. O piloto parou cedo, enquanto outros ficaram na pista durante o safety car. “Eu não arrisquei por causa do campeonato. Sempre tô parando nas primeiras voltas. Em Cuiabá eu não parei, me ferrei e perdi a corrida que eu tava ganhando porque o safety car me tirou ela.”

Ele admitiu que a vitória teve dose de sorte. “Hoje deu tudo certo, tive muita sorte. Tem que ter sorte também no automobilismo, não adianta. A equipe fez a estratégia certa, me deu um carro maravilhoso, um pit stop muito rápido.”

Sobre o retorno da pista de Brasília ao calendário, Fraga disse que o traçado é bom, porém exige cuidado.“É uma pista perigosa. Ela é muito larga e a gente não tem tanta visão no carro. Isso ajuda um pouco nesses acidentes que tiveram.”

Para a corrida principal, ele larga em terceiro e mira administrar o campeonato, já que Gaetano parte de 12º. “Se eu chegar amanhã na frente dele, já vou sair muito feliz. Hoje tive muita sorte; amanhã pode ser o contrário. Tenho que correr cada corrida como se fosse única, sem erro e sem vacilo.”

Ainda assim, ele sai confiante. “Amanhã vou poder correr bem mais tranquilo. É marcar ele e tentar fazer um pouquinho mais de pontos. Mesmo que seja um pouco menos, depois do que aconteceu hoje, ainda vai ser um fim de semana muito bom.”

Desclassificações 

Foram desclassificados cerca de nove pilotos, devido uma regra obrigatória que consta parada obrigatória no box durante a corrida.

Foram eles: Riccardo Zonta (piloto da RCM), Julio Campos (piloto da CROWN), Rafael Reis (piloto da Car Racing), Caca Bueno (piloto da Chiarelli), Felipe Massa (piloto da TMG), Lucas Foresti (piloto da A. MATTHEIS VOGEL), Ricardo Maurício (piloto da Valda Cavaleiro), Átila Abreu (piloto da Scuderia Bandeiras) e Hélio Castroneves (piloto da A. MATTHEIS).

Por Maria Eduarda Barros e Riânia Melo

Supervisionado por Luiz Cláudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress