“Hamnet: a vida antes de Hamlet” aborda como a arte ressignifica o luto

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Baseado no romance homônimo de Maggie O’Farrell, o filme “Hamnet: a vida antes de Hamlet”, da Chloé Zhao, explica como a arte pode ressignificar o luto.

Estrelado por Jessie Buckley e Paul Mescal, o longa-metragem retrata a vida cotidiana da família Shakespeare e as consequências da morte de Hamnet, filho do clássico autor londrino com a esposa, Agnes.

A história fictícia emplaca as telas com um drama comovente e uma nova interpretação do texto atemporal de William Shakespeare. 

Confira o trailer 

Desde o primeiro encontro do casal até a estreia da peça, a construção do filme torna impossível não se conectar com a narrativa. As atuações marcantes — não apenas dos protagonistas, mas também das crianças — representam todas as emoções na forma mais pura e genuína, incluindo a dor. 

Crédito: Reprodução

O roteiro é uma obra de arte que, por meio da simplicidade cotidiana, emociona ao discutir o impacto do luto na dinâmica familiar e as consequências da perda de um filho. A história é narrada pela esposa, de forma discreta, e a perspectiva humaniza o clássico dramaturgo sem diminuir a imponência que o cerca. Além de abrir espaço para discutir as inspirações concretas de William Shakespeare.

A direção de Chloé Zhao, ao lado da cinematografia de Lukasz Zal, é o instrumento essencial para envolver por completo o espectador no enredo. A fotografia transmite outro aspecto interessante do longa-metragem: o misticismo ao redor da morte e outras crenças ligadas à terra.

Mesmo com cenas selecionadas a dedo, 125 minutos parece pouco para contemplar todos os detalhes de uma trama tão cativante. 

Crédito: Reprodução

Vencedor do Globo de Ouro, na categoria de “Melhor Filme de Drama” e “Melhor Atriz em Filme de Drama”, e indicado nas categorias de Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora Original, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” é um dos favoritos para a temporada de premiações.

O reconhecimento reflete a beleza e a emocionante trajetória da família Shakespeare durante um período de sofrimento.

Por Luísa Mello  (a repórter assistiu ao filme a convite da Espaço/Z)

Imagens e trailer: Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress