Brasil vence Argentina em desafio de basquete

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A Seleção Brasileira de Basquete garantiu o titulo do Super Desafio BRA depois de duas vitorias emocionantes. O troféu saiu neste domingo do dia dos pais (9 de agosto), com a vitória na prorrogação sobre a Argentina por 67 a 61. No sábado (8), a equipe nacional ganhou do Uruguai por 83 a 81. 

Horas antes da partida entre Brasil e Argentina, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou que o Brasil está com a vaga garantida para as Olimpíadas do ano que vem. O técnico da seleção Brasileira, Ruben Magnano ,comentou sobre a confirmação. “Fico muito feliz, acho que para o basquete é muito importante para seguir evoluindo”. O treinador também assegurou que o objetivo traçado para a Copa América não será diferente. “Nosso foco continua do mesmo jeito, da mesma intensidade. Estamos trabalhando para fazer uma Copa América o melhor possível, estamos tentando a cada jogo melhorar”, afirmou.

A argentina contava com o veterano da NBA, Luis Scola, recém-contratado pelo Toronto Raptors, que deu trabalho para o time da casa, o atleta acabou marcando 17 pontos e pegando 12 rebotes. O destaque do Brasil ficou, de novo, por conta do ala armador Vitor Benite, que terminou a partida com 18 pontos e 5 rebotes.

Benite analisou a partida. “Mais um jogo muito cansativo, a gente sabia que ia ser difícil. A Argentina jamais ia entrar para jogar um jogo normal, ia vir muito duro e acho que a gente teve a capacidade de aguentar essa pressão e esse contato físico”. Ele ainda destacou a coletividade da seleção. “Contente que nossa equipe estava preparada, apesar do cansaço de ontem, de continuar buscando, um ajudando o outro, e esse foi o principal para sair com a vitória.”, admitiu.

Assista à entrevista com o jogador argentino Nicolas Laprovittola

Depois do título, a equipe nacional segue para o Torneio das 4 Nações, que será disputado em Buenos Aires, na Argentina. Na parte final da preparação, a seleção canarinho disputará a Copa Tuto Marchand e seguirá para a estreia da Copa América, marcada para o dia 31, contra o Uruguai.

Renovação

Brasil está garantido nas Olimpíadas
Brasil está garantido nas Olimpíadas

A seleção brasileira conta com uma série de nomes que não costumam aparecer escalações regulares. A equipe passa por uma renovação, contando com jogadores mais novos e com atletas já firmados no basquete. O ala-pivô Guilherme Giovannoni, que veste a camisa do Brasil há 20 anos, destacou . “O pessoal fez um excelente Pan, o pessoal está muito determinado e isso é importante para o nosso basquete”.

O ala-armador Danilo Siqueira é uma das caras novas do time. O atleta de 21 anos está em sua primeira convocação com a seleção adulta e aproveita o momento. “Está sendo muito bom, estou sabendo aproveitar a oportunidade e estou aprendendo muito”, constatou.

Jogo

No primeiro quarto, o Brasil começou bem tanto no ataque quanto na defesa. No final do quarto, a Argentina reagiu com a entrada do armador Facundo Campazzo. Luis Scola fechou o quarto, com uma cesta de dois pontos, faltando um segundo para o final, dando a vitória parcial para a Argentina, 16 a 14.

Logo no inicio do segundo período, o Brasil igualou e virou o marcador. Com um grande jogo coletivo, se manteve a frente durante todo o quarto. A Argentina conseguiu reagir e encostou. Os anfitriões foram para o intervalo na frente, 33 a 31.

No segundo tempo, a seleção Alviceleste voltou melhor e, logo no inicio, garantiu a virada. A equipe verde e amarela conseguiu equilibrar o jogo, mas o adversário se manteve na dianteira, 42 a 45.

A seleção da casa não demonstrou a mesma concentração dos outros quartos do jogo. Passado esse momento conturbado, os comandados de Rubén Magnano conseguiram empatar o período. A equipe verde e amarela chegou a virada com Rafael Luz. Faltando menos de 30 segundos de jogo, novamente o empate tomou conta, 59 a 59, levando segunda partida seguida do Brasil para a prorrogação.

O primeiro a marcar foi Andrés Nocioni, colocando os Hermanos à frente no marcador. A partida continuou pegando fogo, com chances em ambos os lados. A menos de três minutos do fim, o jogo coletivo do Brasil se sobressaiu,e a equipe alcançou a vitória. O placar final do jogo foi de 67 a 61.

Por Gabriel Veras e Gabriel Lima

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress