Estrelado por Margot Robbie (Barbie) e Jacob Elordi (Euphoria), “O Morro dos Ventos Uivantes” estreia nos cinemas. Cercado de polêmicas, o longa-metragem de Emerald Fennell (Saltburn) entra para a lista de adaptações do romance homônimo de Emily Brontë. Há pelo menos 10 adaptações para a tela grande desde 1920. Confira outras adaptações.
Confira o trailer
A premissa do enredo é ousada, especialmente ao considerar a época em que a história foi publicada, no ano de 1847.
Um relacionamento disfuncional entre a filha do senhor e seu irmão adotivo, cercado por preconceitos, orgulho e pela frieza da vingança, além de brincar com a linha tênue entre o amor e o desprezo. Mas, nas mãos da diretora, a trama ganhou mais elementos de cenas eróticas.

Por mais que as atuações de Robbie e Elordi estejam à altura do que os papeis de Catherine Earnshaw e Heathcliff pedem, a escolha ficou mais conectada com a popularidade dos artistas.
Enquanto o protagonista do livro é descrito como um homem cigano, de pele escura, optar por um ator branco é uma perda da essência crítica do clássico.

Conheça outras adaptações:
Principais Adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes:
Arashi ga oka (1988): Adaptação japonesa singular que transpõe a história para o Japão feudal.
Filme de 1939 (Dir. William Wyler): Considerada a versão mais icônica e clássica, estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon, focada na primeira parte do livro.
Filme de 2011 (Dir. Andrea Arnold): Famosa por ser sensorial, sombria e focar na infância/adolescência, com Kaya Scodelario e James Howson.
Minissérie de 2009 (ITV): Produção da TV britânica com Tom Hardy e Charlotte Riley, conhecida por adaptar a obra com mais fôlego.
Abismos de Pasión (1954 – Dir. Luis Buñuel): Melodrama mexicano que foca intensamente na vingança e na decadência moral.
Por Luísa Mello (a repórter assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z)
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


