Se você é fã de jazz, já deve estar por dentro do evento. Se não, amanhã é o dia ideal para conhecer mais um gênero da música que também faz parte da cultura brasileira .
Som ao ar livre e gratuito para todas as idades. Essa é a proposta do 1º Cerrado Jazz Festival que reúne grandes nomes do cenário da música nacional e internacional. O evento acontece de sexta (28/8) a domingo (30/8) na área externa do Museu da República, entre a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Contrabaixo no festival
O músico Alex Queiroz vai abrir o festival com apresentação de composições próprias e novas leituras de outras obras musicais de Cartola e Nelson Cavaquinho. Ele entrará no palco ao lado do bateirista Allen Pontes, o pianista Flávio Silva e o saxofonista Carlos Cárdenas.
Alex estuda música desde 1980, é formado pela Escola de Música de Brasília e pela Universidade de Brasília (UnB) – onde conquistou o título de bacharel em contrabaixo. Ele já trabalhou com jazz; música popular; trilhas sonoras para cinema, teatro, ballet entre outros. Hoje é também contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Com um currículo que acumula experiências no exterior, como em Londres e na Holanda, Alex também tocou com grande parte dos músicos do cenário do jazz brasileiro, como Lula Galvão, Paulo André e Genil Castro.
O contrabaixista considera uma honra receber o convite para participar do festival e ressalta os talentos da capital. “Brasília é um grande celeiro musical e sempre exporta seus músicos de forma interna e externa. O número de músicos nesse segmento é importantíssimo e forte, basta ver os participantes do festival”, conta.
Alex explica que o espetáculo tem sido idealizado há um tempo. A demanda, segundo ele, é importante para a cultura musical. “Brasília já passou da hora de ter um festival de jazz, tanto para os músicos como para a cidade. Um evento desses deve fazer parte do cardápio anual da cidade”, destaca.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/221310285″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]
O evento
O festival foi idealizado e produzido pelo Beco da Coruja Produções com a co-produção do Cena Contemporânea e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Confira a programação:
Sexta-feira: 28 de agosto de 2015
22h Alex Queiroz Quarteto (DF)
23h30 Laurent de Wilde e Power Trio (França)
Sábado: 29 de agosto de 2015
22h Junior Ferreira e Victor Angeleas (DF)
23h30 Trio Corrente (SP)
1h Carlos Malta Quarteto (RJ)
Domingo: 30 de agosto de 2015
19h Pedro Martins (DF)
20h30 Rosa Passos (BA/DF)
Por Daniella Bazzi
Imagem destaque: Divulgação/Facebook.