O 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai até dia 22, destaca a diversidade cultural do Brasil. O evento conta com cinco mostras diferentes. A “competitiva”, que é a principal, com categorias de longa metragem e de curta ou média, a “mostra Brasília”, que dará o prêmio Câmara Legislativa do Distrito Federal, a “Panorama Brasil”, que busca mostrar as diferentes faces do país, a “Continente Compartilhado”, que traz coproduções do Brasil com outros países e a mostra “Festivalzinho”, com curtas para crianças. Os prêmios vão de R$ 5 mil até R$ 100 mil.
Confira link para o site do festival
O coordenador geral do Festival, Sérgio Fidalgo, diz que a cada ano existe uma busca por um diferencial. Os organizadores estudam as tendências de mercado, as tecnologias e novas mídias para tornar o ano distinto. Com isso, o Festival sempre se mantém atual. “O objetivo é aumentar a visibilidade do cinema brasileiro. É um dos poucos Festivais unicamente brasileiros do país.” disse o coordenador.
A curadoria de 2015 percebeu a pluralidade cultural da produção nacional. “A diversidade do cinema brasileiro em toda a região era o que deveria ser demonstrado para a imprensa e o público” Fidalgo afirmou e citou filmes das regiões nordeste, norte e do eixo Rio/São Paulo, diretores consagrados como Cláudio Assis, gêneros como documentários e dramas, filmes comerciais e artísticos.
Por Vinícius Brandão
Foto: Divulgação do filme Alma Palavra Alma