O presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), Cesar Callegari, disse, nesta terça (6), em Brasília, que a situação da educação no estado de Alagoas é razão para uma intervenção federal. “Como é que pode existir um estado como o Alagoas, por exemplo, onde mais de 70% das crianças chegam aos oito anos de idade sem estarem alfabetizadas?” indagou.
Assista à entrevista
Ele explicava sobre como educação, cultura e ciência são os focos principais para preservar o mais fundamental da vida em sociedade, “aquilo que é genuinamente humano”, nas palavras do presidente do IBSA.
De acordo com Callegari, a crise econômica é um momento passageiro na história do país e por isso ela não deve derrubar sonhos e esperanças. Trabalhar com educação, cultura e ciência é fomentar esses sonhos futuros através da criação. Torna-se, então, função do Governo Federal investir mais em educação.
Mas o sociólogo afirma que municípios e estados não cumprem o papel, mesmo que sejam nesses âmbitos que a educação básica é aplicada. De acordo com ele, o governo e a sociedade brasileira tem a obrigação de cobrar e exigir mudanças para que existam melhoria e avanço na educação básica.