Pelo menos 50 universitários de diferentes áreas em Brasília prestam atendimento, mensalmente, a 600 pacientes, maioria moradores das regiões administrativas Taguatinga, Paranoá e Samambaia, com transtornos mentais em situação de vulnerabilidades psíquicas e social a fim de contribuir para reabilitação e reinserção psicossocial. O grupo de alunos atendem em instituições públicas de saúde mental da capital.
“É nítida a satisfação dos pacientes ao verem a importância que damos a eles. A fim de ajudar o usuário a lutar por seus direitos fundamentais, temos a parceria com o direito”, contou a professora coordenadora do grupo, Tania Inessa. Ela ainda destacou que o engajamento no projeto permitiu que os estudantes se afastassem dos preconceitos e tivessem a percepção crítica sobre os estereótipos e estigmas que envolvem a pessoa com transtorno mental ou sofrimento psíquico que ainda permeiam o campo da Saúde Mental.
A professora contou que as atividades se organizam em três eixos: qualidade de vida, educação para saúde e direitos humanos. “As atividades são clínicas, culturais, físicas, educativas, esportivas, jurídicas e psicossociais que visam aprimorar o serviço prestado aos usuários de saúde mental, trabalhando no sentido de resgate da cidadania e inclusão social”, ressaltou.
Exemplos de atividades produzidas
De forma coletiva, o grupo promove a produção de vídeos, em que os que atuam são os pacientes com objetivo de dar visibilidade social às questões de saúde mental a partir da perspectiva deles. “Além dos vídeos, produzimos também atendimentos clínicos individuais e em grupos e diversas oficinas que visam expressões que permitam o alívio dos sintomas, resgate da autoestima e empoderamento para a reinserção social”, citou a professora.
Importância acadêmica
Segundo Tania, as atividades práticas do projeto buscam desenvolver habilidades específicas. “Visamos preparar os alunos, inclusive, para realizar práticas de estágio na área de saúde mental, cuja clientela diferenciada exige uma preparação especializada”, ratificou.
Destaca-se como diferencial deste projeto o efetivo exercício de atividades conjuntas entre diferentes campos de saber. O projeto faz parte das extensões disponibilizadas pelo UniCEUB.
Por João Victor Bachilli