Com o calor e a secura na capital do país, brasilienses se queixam também de cansaço . Não é à toa. Segundo profissionais de saúde, existe relação fisiológica entre a temperatura e a falta de disposição física.
Mas por que altas temperaturas acabam nos afetando tanto? O médico Alberto Villar Trindade explica que o corpo possui uma temperatura ótima de funcionamento (36,5°C), e em ambientes muito quentes o calor tende a ser transferido para o corpo. Logo, se o corpo fica acima desta temperatura, mecanismos fisiológicos ocorrem para o corpo voltar a temperatura ideal.
O médico explica que um dos mecanismos para manter o corpo na temperatura ideal é a vasodilatação: os vasos dilatam e jogam o sangue para a periferia. A pele, por exemplo, indica isto claramente ao ficar avermelhada, pois está realizando troca de calor.
E o que isso tem a ver com estar cansado? “Os vasos ficam mais dilatados, o sangue corre mais rápido em áreas periféricas e a tendência é a pressão abaixar. Isso acaba dando sensação de moleza, preguiça e sono”, esclarece o médico.
Hidratação
Quem trabalho o dia inteiro à luz do sol sente isso de forma prática. A auxiliar de serviços gerais Crislaine Rodrigues, 19 anos, conta que o calor reduz muito o rendimento quanto ela está no trabalho. “Atrapalha muito. O jeito é passar uma água no rosto e beber muita água”, conta.
Já o segurança de estacionamento Luiz Carlos Felix, 47 anos, diz que nos dias quentes sente que fica mais cansado. “O jeito é tomar um banho gelado”.
Por Vinícius Brandão e Daniella Bazzi
Foto: EBC