Agente reúne 800 livros para jovens internos

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O agente de reintegração socioeducativa Lucas Vasconcelos, de 26 anos, reuniu 800 livros para organizar uma biblioteca para jovens internos que ficam na unidade de Recanto das Emas. “Eu ia buscando o livro, onde quer que fosse”. Ele propôs ao diretor da unidade iniciar esse projeto após a arrecadação dos 300 primeiros títulos para o acervo. “Hoje os próprios servidores já estão doando livros. A arrecadação vai ser contínua”, contou.

A ação foi inspirada pela Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), que disponibilizou no ano passado uma biblioteca para os jovens que cumprem medidas socioeducativas. “Na (Unidade) de Santa Maria não tinha televisão para concorrer com o ócio do adolescente, então o projeto deu muito certo. Com base nesse sucesso tive a ideia de implantar o mesmo no Recanto”, relembrou.

Posted by Governo de Brasília on Quarta, 15 de abril de 2015

Os meninos e meninas que cumprem medidas socioeducativas no DF têm uma grande chance de ressocialização por meio da leitura. Como você pode ver aí no nosso vídeo (aperte o play), o Projeto Leitura – a Arte do Saber tem sido responsável por grandes mudanças na vida deles. Agora, a Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude está fazendo uma campanha de arrecadação de livros para estimular ainda mais esse hábito. As doações vão abastecer os acervos das bibliotecas que serão construídas em todas as unidades de internação do Sistema Socioeducativo do DF e mais de 900 jovens serão beneficiados. Que tal passar pra frente aqueles livros que você não lê mais e ajudar esses adolescentes a virarem a página? Aqui, os pontos de arrecadação: http://goo.gl/JK95lM

Posted by Governo de Brasília on Quarta, 15 de abril de 2015

SAIBA MAIS SOBRE RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES

Segundo a UISM, as antigas unidades de internação (CAJE) permitiam a instalação de TV dentro dos quartos. As novas instalações foram pensadas para terem uma sala de convivência, onde há televisão, e onde os jovens ficam em horários previamente estabelecidos. Assim, surgiu o projeto Arte do Saber com a ideia de criar novos mecanismos de ocupação que não só a TV.

“No início, a resistência foi muito grande, mas após mais de um ano de projeto, praticamente 90% dos adolescentes da unidade se interessam e leem cerca de dois livros por semana”, afirmou assessor em Santa Maria, Paulo Mesquita. Ele  explica que, no local, os adolescentes são conduzidos semanalmente ao espaço de leitura para devolver ou retirar livros.

Executar

Lucas Vasconcelos informou que hoje já possui material o suficiente para atender toda a Unidade do Recanto das Emas. Ele comentou que o projeto já existe no local. Entretanto, ainda não está em andamento devido à falta de estrutura física, como armários e prateleiras.  Para  Vasconcelos, a leitura é o melhor caminho para a educação. “Com a instrução, através do conhecimento, a pessoa sabe conviver em harmonia, em sociedade”.

Benefícios

Fotos de Frank M. Rafik e my_southborough - creative commons
Livros têm feito a diferença em unidades socioeducativas. Foto: Frank Rafik / Creative Commons

Segundo o assessor da UISM, Paulo Mesquita, além do ganho no vocabulário, a leitura impactou na ampliação do conhecimento e na melhora da autoestima dos jovens. Ele afirmou que grande parte dos internados, a partir do projeto, estão interessados em fazer o Enem e alguns deles já conseguiram nota suficiente para cursar uma faculdade com bolsas do ProUni.

“Neste ano, uma interna da UISM venceu um concurso de redação da Unesco com o tema ‘O que faz do meu professor um herói’. Ela recebeu, além de um diploma, um tablet como prêmio”, compartilhou.

Muito além da biblioteca

O agente de reintegração socioeducativa explicou que, após a leitura, o jovem elabora um texto sobre o livro. Posteriormente o texto é corrigido por professores de português da escola da unidade, e o adolescente recebe um feedback. O texto também é encaminhando juntamente ao relatório para o Ministério Público a fim de indicar “bom comportamento”, válido como bonificação. “Isso ajuda muito o adolescente. O projeto não é só a biblioteca”. O conselheiro tutelar do Recanto das Emas, Josué de Souza, limitou-se a opinar que as principais causas que levam os jovens as Unidades de Internação é “a falta de políticas públicas da parte do governo”.

Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13)

Art. 3o  Os agentes públicos ou privados envolvidos com políticas públicas de juventude devem observar as seguintes diretrizes:

[…]

XI – zelar pelos direitos dos jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos privados de liberdade e egressos do sistema prisional, formulando políticas de educação e trabalho, incluindo estímulos à sua reinserção social e laboral, bem como criando e estimulando oportunidades de estudo e trabalho que favoreçam o cumprimento do regime semiaberto.

 

Medidas socioeducativas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apresentam um caráter predominantemente educativo e não punitivo.

Fonte: TJDFT

 

 

Por Daniella Bazzi

Foto de destaque: GDF / Divulgação 

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