25 postos policias estão abandonados no DF

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Pelo menos 25 postos policiais (do total de 131) estão destruídos ou abandonados no Distrito Federal (DF). Um dos espaços mais recentes danificado é o PCS 015, no Guará II, que foi incendiado e até hoje está com as ferragens expostas.

A professora Jubiléia Miranda, de 45 anos, frequenta diariamente o centro comercial que fica ao lado do PCS 15. A professora acredita que o posto fazia grande diferença no local. “Moradores e quem frequenta aqui tem acesso mais rápido à polícia”, contou.

O farmacêutico Luiz Eduardo Guimarães, 38 anos, trabalha ao lado do antigo posto. Ele contou que, no último ano, o movimento de policiais no posto era baixo, mas acredita que o espaço era importante, principalmente no fim da tarde e nos finais de semana, quando a comercial tem mais movimento. “O posto intimidava”, disse.

Policiamento

A 15 quilômetros do centro de Brasília, o Major Barbosa, do 4º Batalhão da Polícia Militar (PM), informou que, mesmo sem o funcionamento do PCS 15, o policiamento de viatura no local ainda ocorre. “Está sendo feito um levantamento para avaliar a necessidade do PCS 15”, disse o major. O militar reforçou que todos os índices criminais do Guará foram reduzidos em 2015.

gooogle earth
O PCS 15 em 2015.                                 Imagem: Google Earth
ble
O posto após o incêndio em dezembro de 2015.   Foto: Daniella Bazzi

A função do posto, segundo o major, é prestar serviço à sociedade, entretanto ele diz que, se o policiamento ficar somente no posto, a atuação fica mais limitada “A viatura, por exemplo, gera amplitude da área e maximização da atividade policial, além da mobilidade ao policial”, afirmou. Além disso, Barbosa comentou que o radio patrulhamento, muito utilizado no Guará, também é muito produtivo.

O PCS 15 foi queimado em dezembro de 2015, mas a causa ainda está sendo investigada pela Polícia Civil. A limpeza dos destroços já foi solicitada a Novacap, segundo o tenente-coronel André Luiz. “Ainda nessa semana será recolhido”.

 

Contradição

A PMDF informou que os postos fazem parte da estratégia para a redução da criminalidade no DF no último ano. No entanto, a instituição admite que poderá não recuperar esses espaços. “O policiamento comunitário vem sofrendo uma reestruturação de forma a otimizar os recursos humanos e materiais existentes”. Além disso, a PM considera “reavaliar o desempenho operacional de todos os postos ”.

Ocorrências no DF

No início do ano, foi criada uma comissão na Polícia Militar para avaliar a necessidade de transferir os postos comunitários de segurança para outros órgãos do governo, alguns inclusive já foram disponibilizados para a administração e para o Detran.

A outra possibilidade é desativá-los, conforme a realidade de cada local. “Ao invés de manter os policiais parados dentro dos postos, a orientação é para que eles circulem a pé, em viaturas e motocicletas. Ou seja, é uma forma de otimizar o trabalho de prevenção e contato com a comunidade”, informou a instituição.

 

Arte: Camila Campos

Imagens: Daniella Bazzi

Por Daniella Bazzi

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress