Um total de 83% das idosas (mais de 60 anos) não brancas são chefes de família no Distrito Federal. Para se ter uma ideia, em 1980, o número era de 57%. Os dados são da pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgada nesta semana.
As mulheres como donas de casa aumentaram em todas as faixas etárias. As jovens entre 18 a 24 cresceram de 13% em 1980, para 28% em 2010 entre mulheres brancas – crescimento de 15% . Já este percentual para mulheres não brancas cresceu em 20%. A representação desta faixa etária sofreu grande oscilação.
Já os números de mulheres com mais de 60 anos chefes de família com posse do domicílio cresceu fortemente até 2000, em seguida aumentou mais lentamente até 2010. O crescimento foi de 26% em 30 anos entre as mulheres não brancas e de25% entre mulheres brancas.
Branco ou não branco?
Em 1980, os brancos foram obtidos pela soma das opções “Branco” e “Amarelo” e os não brancos pela soma das opções “Preto” e “Pardo”. Neste ano, os indígenas eram inseridos na opção “pardo”. Mas em 1991 começo a ser utilizada a opção “Indígena”, que era posta na somatória de não brancos, que seguiu da mesma forma até 2010.
Chefe de família
Em 1980 o questionamento era feito com o termo “chefe”, que era definido como a pessoa (homem ou mulher) responsável pelo domicílio. Já em 1991 perguntavam a condição no domicílio às pessoas. Foi utilizada como chefe a opção “Chefe”.
Em 2000, o termo utilizado na pesquisa não era mais “chefe”, e sim “pessoa responsável”, que continuou sendo utilizada em 2010. No ano 2000, o conceito para pessoa responsável era a pessoa (homem ou mulher), responsável pelo domicílio, ou que assim seja considerada pelos demais moradores. A partir de 2010 foi implementada a faixa etária a partir de 10 anos para o questionamento.
Por Daniella Bazzi
Colaborou Andreza Carceroni