Na última segunda-feira, o treinador Amadeo Mangone foi demitido do cargo de treinador do Gama. E neste sábado, foi a estreia do contratado Arthur Bernardes para o lugar do italiano e ex-jogador da Roma. Pela primeira vez no ano sem ouvir o sotaque italiano e os palavrões falados em outra língua, os jogadores gamenses se comportaram bem e venceram o Santa Maria, no estádio Bezerrão por um a zero, gol de Dudu José. O alviverde dominou o primeiro tempo, mas o Águia dominou o segundo e quase empatou a partida. Com a vitória o time foi para a segunda colocação do campeonato. O Santa, que luta para se classificar entre os oito, está na décima colocação.
A partida começou com o Gama jogando com somente o volante Lucas e três meias ofensivos, puxando as jogadas pelas laterais do campo. O Santa Maria apostou no 4-4-2 e nas jogadas do habilidoso meia, camisa dez, Gordo.
Também na Agência de Notícias:
MAIORIA DAS UNIVERSITÁRIAS JÁ FORAM AGREDIDAS
O jogo
Aos oito minutos veio a primeira boa jogada. Cruzamento de Héricles pela esquerda na cabeça de Michel, que cabeceou pra defesa do goleiro. No escanteio, não teve jeito. Cruzamento de Fábio Gama na cabeça do zagueiro Dudu, que sozinho, mandou a bola pro fundo das redes, no canto do goleiro XXXX. Um a zero. O Gama seguiu no ataque após o gol. Aos treze, Grampola sofreu falta na direita de ataque. Na cobrança, Fábio Gama bateu, mas sem perigo.
O Santa Maria tentava jogadas rápidas pelo lado direito de ataque com (9) e (10). Com tabelas curtas, o time até que conseguiu algumas jogadas, mas a dupla defensiva do Gama formada por Makeka e Dudu não deixou passar nenhuma.
Aos 16, o Gama teve baixa no ataque. Grampola deixou o campo machucado, Raone entrou no lugar.
Na metade do primeiro tempo, o jogo perdeu o ritmo acelerado. O Gama empurrou o Santa Maria para o campo de defesa, mas decidiu dar ritmo mais lento ao jogo. Tentava as jogadas pelas laterais, sempre com Héricles e Fábio Gama, mas a defesa do Águia estava bem postada, evitando os cruzamentos na área dos meias alviverdes.
Aos trinta do primeiro tempo, o Santa Maria conseguiu chutar a bola no gol do arqueiro Pereira pela primeira vez, e levou perigo. O camisa dez do time visitante, Gordo, cobrou falta com perigo. A bola bateu na rede pelo lado de fora.
Quase o empate. O Gama respondeu a altura. Em grande jogada pelo meio, Héricles driblou três jogadores e enfiou para Michel, mas o meia gamense chegou atrasado e o goleiro do Santa Maria conseguiu defender.
Os dois lances esquentaram a partida. O Santa Maria conseguiu sair mais para o ataque encontrando boas jogadas nas costas do volante do Gama, Lucas. Aos 35, quase o segundo do Gama. Em trama rápida pelo meio, Formiga recebeu sem marcação dentro da área, o goleiro do Santa, Hanz, saiu para abafar, mas o atacante alviverde bateu de canhota para fora.
O primeiro tempo terminou 1 a 0, mas o torcedor Gamense queria ter gritado “gol” mais vezes, pela quantidade de chances que o time alviverde desperdiçou. O Santa Maria saiu mais para o jogo após os trinta primeiros minutos de partida. O time do treinador Christian Ramos se lançou ao ataque e tentou jogadas pelo lados do campo duas vezes, mas os laterais Dudu Gago, na direita, e Makeka, na esquerda, estavam ligados e não deixaram passar.
O Santa Maria voltou para o segundo tempo querendo jogo no estádio Bezerrão. Aos dois minutos em jogada pela direita de Raphael, Gazito desvio levemente a bola, mas o goleiro Pereira estava esperto e encaixou a bola. O Gama ficou o começo do primeiro acuado no campo de defesa sem ter como sair para o jogo. As jogadas do primeiro tempo que estavam funcionando, foram neutralizadas pelo Santa Maria no intervalo. Aos seis minutos veio a segunda troca do técnico Arthur Bernardes, saiu Héricles e entrou Marlos.
Aos dezesseis, a melhor chance do Santa Maria no jogo. Em jogada rápida pelo meio, Gordo rolou para Gazito dentro da área, o atacante recebeu tirando do lateral Makeka e bateu de perna direita, a bola explodiu na trave do goleiro Pereira e no rebote o meia Gordo bateu pro gol, praticamente sem goleiro, mas chutou para fora. O Águia continuou apertando o Gama no campo defensivo. O camisa dez do time, Gordo, deu ritmo as jogadas do time do técnico Christian Ramos. Aos quinze, a primeira substituição do Santa. Saiu machucado o lateral Raphael e entrou o camisa 15, Bahia. Aos 28 minutos, a última troca do Gama. Saiu o atacante Formiga para a entrada de Dodô no ataque. O treinador Christian Ramos fez a segunda mexida no time. Saiu Lucas para entrada de Jean no time visitante.
Aos 36, quase o empate do Santa Maria na partida. Em cruzamento na esquerda, o atacante Gazito dividiu com Dudu e a bola sobrou no pé de Jean, o jogador pegou de bate-pronto, mas mal posicionado mandou a bola pra fora, com perigo.
E mesmo com pressão durante 45 minutos finais, o Santa Maria não conseguiu marcar. Com o um a zero para o Gama, o time alviverde foi para a segunda colocação do campeonato candango.
O meia Gordo disse que o time não pode vacilar em jogos assim. “A gente está de parabéns pelo segundo tempo, mas a gente não podia dar mole como fez nesse segundo tempo de jogo. Agora é tentar nas duas últimas rodadas a classificação”. O goleiro Pereira valorizou o um a zero e disse que isso é o que mais importa em um jogo difícil como esse, contra o Santa Maria. “A gente sabia que seria um jogo difícil e estava muito quente, o time sentiu isso. Mas o time fez um gol e é o que importa para a gente”.
O próximo jogo do Gama acontece na próxima quarta-feira (23) contra o Paracatu, em casa, às 20h, em jogo adiado da oitava rodada. O Santa Maria viaja a Paracatu para enfrentar os donos da casa no domingo de páscoa, às 15h30, no estádio Frei Norberto.
Por Pedro Paulo Borges