O Gama é o único time brasiliense ainda vivo na copa do Brasil. Após eliminar o ABC-RN nos pênaltis, o time da capital agora tem grande desafio na terceira fase, o Santos-SP. O time paulista despachou o Galvez-AC, ainda no primeiro jogo, no Acre, por 3×0. Vale ressaltar que, segundo o regulamento, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença, a partida de volta não será necessária. O time do DF se escora em alguns pontos para, pelo menos, levar a decisão para Santos. Os jogos acontecem nesta quarta (20) e na semana que vem, na Vila Belmiro.
O estádio do Bezerrão, localizado na cidade satélite do Gama, tem capacidade para 20 mil espectadores. Reinaugurado em 2008, o palco do confronto tem o “padrão FIFA” de qualidade. Apesar de receber pouco público nas partidas anteriores da copa do Brasil, a cúpula da equipe verde espera receber um grande grupo.
Retrospecto
Os dois times se enfrentaram poucas vezes na historia. Os últimos quatros confrontos ocorreram em campeonatos brasileiros. O Alviverde saiu vitorioso em uma partida, em 2000, jogando em casa, por 2×1. Os outros três jogos acabaram empatados, 0x0 em 1999 e 2002, e 1×1 em 2001. O Alvinegro praiano não saiu vitorioso em nenhum desses jogos.
Como o grande fator que assombra o futebol brasileiro, a crise também se instalou no Gama. Com um calendário limitado, por não ter conseguido a classificação para nenhuma divisão estadual, essa é a única oportunidade da equipe lucrar na temporada. Caso seja eliminado, não haverão mais competições oficiais para a equipe canária.
Nas duas fases anteriores, o Gama jogou com o regulamento. Na estréia da copa do Brasil, a equipe brasiliense obteve uma vitória em casa, 1×0, e uma derrota fora, 3×2. Com os dois gols marcados em Natal, o time da capital avançou para enfrentar o ABC-RN. Contra O Mais Querido, os dois empates foram suficientes para levar a disputa para os pênaltis. Naquela oportunidade, o goleiro Maringá brilhou e garantiu a vaga para a terceira fase.
O goleiro Maringá, recém chegado do Planaltina-GO, vem mostrando que os torcedores do Gama podem ficar tranquilos. Nos sete jogos que disputou, uma vitória, uma e derrota e cinco empates, o arqueiro levou apenas seis gols. O único revés foi na copa do Brasil, no jogo contra o América-RN, por 3×2. Apesar dessa derrota, o time da capital se garantiu na fase seguinte pelo critério do gol fora de casa. Contra o ABC-RN, o guarda-redes teve uma atuação de destaque, defendendo duas penalidades máximas.
O Atacante Roberto Pítio é o vice-artilheiro da competição. O jogador chegou em abril deste ano, contratado junto ao Rio Branco-PR e conquistou a vaga de titular pelo faro de artilheiro. Em oito jogos pela equipe, o atleta marcou cinco gols. O periquito balançou a rede cinco vezes, sendo quatro delas do centroavante. O único a frente do avançado é Marinho, do Vitória, com um tento a mais
O primeiro jogo será realizado no Bezerrão, no dia 20/07, às 21h45. O segundo jogo ainda não está garantido. Só irá acontecer se o Santos não garantir uma vitória de dois ou mais gols de diferença. O time de Brasília busca a sequência da temporada. Como não conseguiu se classificar para as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, essa pode ser a última partida do Gama na temporada.
Por Gabriel Lima
Fotos: Site do Gama / Divulgação