Pesquisa em andamento de doutorado mostra como grandes nomes do jornalismo brasileiro construíram grandes grupos midiáticos
O professor Henrique Moreira, apresentou, no XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, um estudo sobre a transição do jornalismo partidário para o jornalismo de informação e a formação dos impérios midiáticos no Brasil. Ele apresentou alguns aspectos da história da comunicação no país e desenvolveu pesquisa sobre dois grandes empresários, Assis Chateaubriand e Roberto Marinho, que construíram grandes conglomerados midiáticos no Brasil.
Um dos assuntos abordados durante a palestra foi o atraso do jornalismo brasileiro em relação aos Estados Unidos e a Europa. O professor explica que os Estados Unidos desenvolveram o jornalismo informativo muito antes do Brasil devido ao regime político, que já era estável. Eles já tinham a tradição de incentivar a liberdade de expressão e, além disso, no país já havia pessoas da burguesia que podiam comprar notícias.
Já no Brasil, o jornalismo informativo começou a ser adotado no final do século XIX e início do século XX, pois o processo de independência foi complexo e o clima político não era favorável para utilizar o jornalismo de informação. Segundo pesquisas desenvolvidas pelo professor existiam jornais restritos à luta política.
Durante a palestra o professor Henrique enfatizou a contribuição de Assis Chateaubriand e Roberto Marinho para o jornalismo. Ambos possuíam habilidades empreendedoras e formaram grandes grupos midiáticos. Eles conseguiram expandir empresas numa época marcada por desigualdades econômicas. Henrique destaca que esses empresários entenderam que a melhor maneira de ganhar dinheiro era desenvolvendo o jornalismo informativo.
No fim da palestra, o público pôde fazer perguntas a respeito dos temas abordados na apresentação.
Por Paloma Conde – Agência de Notícias UniCEUB