Expotchê volta a abrir para público depois de piores dias da pandemia

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A Expotchê, tradicional feira que traz para Brasília a cultura gaúcha desde 1992, voltou a sua data original após um período de pausa causado pela pandemia. Cancelado em 2020, o evento foi adiado em 2021 e ocorreu no final do ano, atraindo menos visitantes do que de costume. De volta ao mês de junho, a exposição ocorreu no Parque da Cidade do dia 03/06 até o último domingo (12/06) e o público foi em peso ao pavilhão de exposições do parque da cidade para conferir as atrações do evento.

O evento teve ao longo da semana no palco regional exibições de danças tradicionais da cultura local enquanto o palco principal trouxe grandes atrações como o humorista Gaudêncio Sincero e shows da banda de reggae Chimarruts, a tradicional banda de rock porto-alegrense Nenhum de Nós, que há mais de 35 anos é sucesso nacional, e outras atrações de músicos gaúchos que diariamente entretiam os presentes no local. 

Degustações

A culinária gaúcha é fortemente inspirada pelos imigrantes italianos, alemães e portugueses e os stands de queijos e doces espalhados pelo local foram bastante procurados pelo público e até fez com que comerciantes gaúchos para virem vender seus produtos. O tradicional chocolate de Gramado também conquistou a atenção do público com fondues e barras na Praça do Chocolate. As amostras grátis de salames, queijos, cucas, doces de leite e diversos outros alimentos geraram interesse nos visitantes e causaram boa parte da movimentação dessa edição do evento.

Uma das bancas de mais sucesso é a Praça do Pão. A chef Regina Schneider participa da Expotchê há aproximadamente 15 anos e vem anualmente de Presidente Lucena-RS com seu filho, alguns funcionários e os produtos que serão usados para a fabricar pães, cucas, geleias e todos os outros alimentos vendidos no stand. Já tradicional na exposição, a Praça do Pão viu o movimento cair com o evento fora de época em 2021 mas garante que a movimentação voltou ao normal esse ano, com gente de vários lados do país indo provar a culinária dos colonos da serra gaúcha. 

 

Stands de comidas e bebidas foram algumas das grandes atrações; Foto por: Marcos Welber

A serra gaúcha também marcou presença com suas tradicionais bebidas. O público presente no Parque da Cidade pode degustar os vinhos da Praça do Vinho, com mais de 100 rótulos de vinícolas gaúchas da cidade de Bento Gonçalves, e também cervejas no Espaço Tchê Bier, um dos espaços mais procurados na exposição, onde além da cerveja os visitantes podiam experimentar chopps e outros alimentos da região. Mas o espaço mais procurado foi talvez a Praça do Chimarrão. A mais tradicional bebida gaúcha foi estrela na feira e as vendas de cuias e de erva mate atraíram até quem não é do Sul.

A gurizada também teve seu espaço para se divertir com o Tchê Kids. Além de uma grande brinquedoteca, as crianças tinham disponíveis no pavilhão oficinas de gastronomia, pintura, teatro e música para se divertirem enquanto os pais exploravam o resto da feira.

Rivalidade GreNal esteve presente ao redor da feira; Foto por: Marcos Welber

A rivalidade fora dos campos

A rivalidade futebolística grenal marcou presença por meio de bandeiras de Internacional e Grêmio ao longo do pavilhão. Os stands dos consulados da dupla porto-alegrense foram uma das grandes atrações do evento com camisas à venda e troféus das equipes para fotos. O stand gremista tinha à disposição a taça da Copa do Brasil enquanto o colorado apresentava a taça do Mundial de Clubes. Antigos craques que passaram pelos clubes gaúchos também foram atrações especiais. O goleiro Danrlei, ídolo gremista, esteve na exposição e gravou uma live com torcedores da equipe tricolor enquanto Lúcio, ex-zagueiro colorado e campeão do mundo com a Seleção Brasileira, marcou presença no lado vermelho. 

Giscard Stephanou e José Doralvino, representantes dos consulados de Grêmio e Inter respectivamente, garantem que a movimentação foi boa até mesmo com torcedores de outras equipes e dizem que durante a exposição não existe rivalidade entre os dois stands, apesar de os dois defenderem que se observam mais camisas de seus respectivos clubes do que dos rivais. Nativos de Porto Alegre, os dois moram em Brasília há mais de uma década e usam dos consulados das equipes para matar a saudade do estado e de seus clubes do coração. Apesar dos momentos turbulentos das equipes nos últimos anos, Stephanou e Doralvino garantem que a paixão dos gaúchos pela dupla permanece a mesma e que a movimentação de torcedores no evento tem voltado ao que era antes de 2020.

A volta à normalidade

A Expotchê está programada para voltar ano que vem no mês de Junho, voltando à rotina com a data já tradicional. A tradição gaúcha representada na feira já mata a saudade de vários moradores de Brasília que sentem falta de sua terra natal há 27 anos. Após a incerteza dos momentos vividos nos últimos dois anos com a pandemia, o evento parece não ter perdido força e os sulistas do DF poderão continuar relembrando de sua cultura apesar da distância.

Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Matérias relacionadas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress