Mostra de fotos valoriza expressões faciais em seis países

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Seis países e uma câmera na mão. A espontaneidade era a única preocupação do fotógrafo e jornalista em formação, Nabil Sami, 24, para produzir retratos das culturas que conheceu.  A coleção dessas fotografias foi chamada de “A Fisionomia do Mundo”, uma exposição de 20 imagens em cartaz na Livraria Fnac do Park Shopping até o dia 16 de outubro. A ideia do autor foi representar a diversidade que compõe o mundo. Nabil não viajou especificadamente para fotografar. Aproveitou a oportunidade que teve de conhecer esses lugares para relatar visualmente suas experiências em Dubai, Inglaterra, Israel, Tailândia, Turquia, além do Brasil.  Em entrevista à Agência de Notícias UniCEUB, o fotógrafo detalhou como e o que o levou a fazer a exibição (confira abaixo).

A fotografia, para Nabil, é um retrato do mundo. “Não importa se aquela menina é da Turquia ou do Reino Unido, se o jovem veio da China ou do Brasil. Não importa se quem está ao seu lado ou a sua frente veio do Norte ou do Sul. Se uma pessoa é da África ou Europa. O que importa é que compartilhamos um só mundo, um mesmo lar No qual você pausa um momento e o carrega e compartilha com todos aqueles que o observarão. Para o estudante, o exercício da função o abriu os olhos aos acontecimentos à sua volta, que passou a relacionar a fotografia com sua futura profissão. “A fotografia representa o contar histórias com imagens”, explicou.

Confira algumas das imagens

 

Um menino na Tailândia

Sami começou a fotografar em 2006 por diversão. Mas só três anos depois, quando começou a estudar jornalismo, relacionou o hobbie ao seu curso profissional e assim descobriu  a paixão pela fotografia. “A Fisionomia do Mundo” é uma coleção de fotografias espontâneas de diferentes países no qual o estudante teve a oportunidade de viajar. Ele, que não viajou especificadamente para fotografar, descreve a exposição como “um conjunto de retratos da diversidade que o mundo tem”. Dentre 20 fotos, Nabil tem como sua preferida, a de um menino pedindo dinheiro em Pattaya, Tailândia. “O que me chamou atenção foi o olhar de uma criança simples, em uma rua suja e, ao mesmo que o olhar era aprofundo, era um olhar triste e esperançoso”.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress