Fenômeno atinge o auge entre 11 e 13 de agosto e poderá ser visto do Brasil
Se você ama astrologia e observar fenômenos cósmicos, prepare-se: a chuva de meteoros Perseidas já começou e vai atingir o pico de intensidade entre os dias 11 e 13 de agosto. Considerada uma das mais espetaculares do ano, pode registrar até 75 meteoros por hora, cruzando o céu a cerca de 59 km por segundo.

O diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, explica que a chuva de meteoros Perseidas acontece todos os anos, quando a Terra passa pela trilha de detritos deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. “Cada pequeno fragmento, quando atinge a atmosfera da Terra, gera um meteoro, uma trilha luminosa também conhecida como estrela cadente”, informa.
Como assistir à chuva de meteoros?
De acordo com Zurita, o fenômeno ocorre entre 14 de julho e 1° de setembro, mas a máxima acontece entre 11 e 12 de agosto, quando a quantidade de meteoros observados é maior.
“Apesar de ser uma chuva melhor observada no Hemisfério Norte, ela também pode ser vista a partir do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Os meteoros Perseidas devem ser visíveis a partir da 1h da madrugada, mas em maior intensidade ao final da noite”, explica o especialista.
Ele ainda destaca que a chuva de meteoros é um dos eventos celestes mais democráticos. Isso porque não é necessário telescópio, binóculos ou qualquer tipo de equipamento para observar. “Basta uma boa vista e um local escuro para contemplar os meteoros que surgirão durante a noite”, completa.
Se o céu estiver limpo na sua região, aproveite a escuridão e não perca a chance de observar esse fenômeno cósmico.
Por Nathalia Guimarães, especial para a Agência Ceub
Edição de Luiz Claudio Ferreira