A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dobrará o numero de agentes de trânsito em estradas do DF no feriado da Semana Santa, segundo informou o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização, Hugo de Matos Franco, Além disso, a corporação utilizará radares móveis nas BRs que cortam o Distrito Federal para melhorar a vigília em trechos de faixa contínua (onde não é permitido ultrapassar). Segundo ele, ultrapassagem em locais proibidos é a principal causa de fatalidades em feriados prolongados. O policial acrescentou que os agentes devem oferecer o teste do bafômetro a todos os condutores parados em BRs durante o feriado. O número de policiais por trecho não é divulgado por ser informação estratégica.
Com isso a PRF busca diminuir o número de acidentes fatais. Ano passado foram seis)mortos em acidentes no feriado da semana santa no DF, o que representou 5% das mortes do Brasil. As operações da lei seca darão atenção especial a BRs que fazem parte de perímetros urbanos, ou seja, estradas interestaduais que são usadas para ligar dois pontos na cidade. Segundo Hugo Franco, muitas pessoas acabam não considerando o aumento de movimento nessas rodovias em épocas de feriados e isso pode levar ocorrência de acidentes.
Movimentação
O chefe da PRF lembrou que, no caso da BR-060, 2600 pessoas usam como acesso a Goiás diariamente. Outra prioridade é a fiscalização em vias com histórico de muitos acidentes, como a BR-020. Para quem estiver saindo de Brasília nesse feriado é bom ficar atento para a obra de duplicação da BR-040, no trecho entre Cristalina e Brasília, onde a via pode variar entre pista simples e pista dupla. Nesse feriado, o número de pessoas em peregrinação para assistir à via sacra no morro da capelinha torna a via mais movimentada em relação a outros feriados.
A BR-020 também vai sofrer uma intervenção educativa no trecho que corta Goiás. O Projeto de Educação para o Trânsito tem o objetivo de prevenir acidentes no feriado com apresentação de filmes e palestras.
Por Arthur Menescal
Foto: PRF / Divulgação


