A reportagem “Dança Inclusiva no Distrito Federal”, da Agência de Notícias UniCEUB, foi vencedora da 1ª edição do Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi, na categoria Webjornalismo. A matéria produzida pelos repórteres Daniella Bazzi e Vinícius Brandão revela como é a inserção de pessoas com diversos tipos de deficiência na dança. O texto, publicado em 22 de outubro, traz visões de especialistas que destacam a arte como benefício para o desenvolvimento da força e equilíbrio.
O material também mostrou os esforços das idealizadoras de dois projetos que promovem a dança inclusiva. As professoras Jana Pires, do estúdio AvivArte, e Sonia Ramalho, do projeto DançArte, criaram dois espaços para que jovens com deficiência possam se expressar por meio da arte.
Leia a reportagem
Na capital do país, histórias em que a arte e a solidariedade se encontram pela cidadania
O Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi tem como objetivo dar reconhecimento público exclusivamente para estudantes de jornalismo. A intenção é provocar uma reflexão sobre o papel dos universitários na construção de uma sociedade mais inclusiva. O foco do prêmio também é mostrar o efeito que as matérias podem ter na maneira como a sociedade percebe e se relaciona com as pessoas com deficiência.
Segundo a página oficial do projeto, o prêmio propõe estimular os futuros profissionais a abordarem com mais frequência as questões relativas às pessoas com deficiência. A premiação ocorre na noite de 10 de dezembro, em São Paulo, cuja dupla de repórteres, acompanhada do editor-chefe Luiz Cláudio Ferreira, receberá certificado pela conquista.
Quem foi Rui Bianchi?
Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um ativista do movimento social das pessoas com deficiência, cujo maior desejo era ampliar o acesso do público a informações sobre direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e desenvolveu a dissertação “Visão parcial da deficiência na imprensa: Revista Veja (1981-1999)”.
Outros vencedores
Webjornalismo – Daniella Bazzi e Vinícius Brandão
Radiojornalismo – Heloiza de Oliveira
Jornalismo Impresso – Jessica Menzel
Finalista
A reportagem “Dança inclusiva” esteve entre as finalistas do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos.


