A manifestação de 12 de abril teve aspecto de feira livre desde o início da manhã. De objetos a alimentação, os comerciantes aproveitaram a ocasião para ter renda extra com o evento. Bandeiras do Brasil e de clubes, perucas verde e amarela, bastão de selfie, almoço ou sanduíches…tudo teve espaço em toda a Esplanada neste domingo. Cerca de 25 mil manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff eram o alvo dos vendedores.
Leia mais notícias sobre a manifestação de 12 de abril
Assista a vídeo
Em geral, os ambulantes lamentaram que na manifestação de 15 de março as vendas foram mais bem sucedidas. Naquela ocasião, 50 mil participaram dos protestos. Apesar disso, Matheus Jesus afirmou estar satisfeito com as vendas e que pretende duplicar o lucro que recebe vendendo produtos na rodoviária.
Mesmo com uma temperatura elevada, medindo 26ºC. A venda de refrigerantes e água não foi satisfatória, confessa o ambulante Danilo Pereira que se encontra desempregado no momento.
O vendedor Wilson Rodrigues, acredita que as manifestações ocorrem pelo fato do “brasileiro” não gostar da presidente Dilma Rousseff. Ele e outros manifestantes entrevistados se disseram a favor do protesto mesmo sendo contrário a intervenção militar.
Por Lucas Valença