6º Festival do Japão é destaque no final de semana em Brasília

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Neste final de semana, acontece o 6° Festival do Japão – Brasília. Assim como aconteceu nos anos anteriores, o evento será no ExpoBrasília- Pavilhão de Feiras do Parque da Cidade.  Além da tradicional gastronomia japonesa, o evento oferece diversas oficinas de arte, shows de palco com artistas nacionais e a atração internacional Yuki Asaba, apresentação de artes maciais, shows de drift, comandado por Hélio Fausto e sua equipe BSB Drift.  Além disso, tem jogos de RPG, com simulações de combate medieval e uma novidade: um jogo em equipe para desenvolver criatividade, trabalho em equipe e a inteligência dos participantes. A cultura nerd também será representada pela presença de cosplays (fãs fantasiados como o seu personagem favorito), liderados pelo grupo No Band Girls, além da apresentação do grupo Skullzy, que fará shows visando músicas relacionadas a esse universo.

Confira os dias e horários do evento abaixo:

Dia 5 (Sexta-feira) das 12h às 22h 

Dia 6 (Sábado) das 10h às 22h

Dia 7 (Domingo) das 10h às 18h

Foto: Shodo Yassunaga

O organizador do evento Kuniyoshi Yasunaga destaca a importância da manutenção da cultura japonesa. “O objetivo do Festival é para fazer a preservação da cultura e a divulgação também, porque hoje existem muitos apreciadores da cultura japonesa. Uma das causas principais dessa apreciação é o anime (animação produzida em estúdios japoneses), depois tem a própria culinária, que hoje é bastante apreciada pelos brasileiros”, disse. Além do Festival, Brasília recebe outros eventos que marcam a presença japonesa na capital. “Aqui em Brasília tem várias associações culturais que realizam seus eventos. Tem a Vargem Bonita, temos em Brazlândia, a festa do morango que é bastante grande também, e tem o Clube Nipo também que realiza as suas atividades”, falou.

O JAPÃO ESTÁ BASTANTE LONGE MAS, NESSE EVENTO, PRINCIPALMENTE, NÓS TEREMOS UM DIA BASTANTE JAPÃO MESMO – Kuniyoshi Yasunaga

Yasunaga destaca a chegada dos japoneses, que marcou o início da capital brasileira. “A vinda dos japoneses aqui no Distrito Federal começa antes da inauguração de Brasília. O presidente Juscelino Kubitscheck pediu para que os japoneses viessem para fornecer e produzir alimentos, hortaliças e verduras, para poder abastecer a população local”, lembrou. Hoje, há a manutenção dessas atividades. “Boa parte da produção agrícola, por exemplo, aqui na Vargem Bonita, são de descendentes de japoneses. Nós (os japoneses) ainda temos chácara em Taguatinga e também em Brazlândia, que é muito grande a produção de hortaliças e frutas”, pontuou.

Foto: Shodo Yassunaga

A Washoku, cozinha tradicional japonesa, foi classificada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO, em dezembro de 2013, devido à harmonia dos ingredientes e sabores à qual as refeições são submetidas. Durante todo o festival, será possível degustar e apreciar  sushi, sashimi, temaki e yakisoba. “Na parte da gastronomia, são 20 barracas que oferecem vários tipos de alimentos tradicionais da cultura japonesa. Na área das exposições, nós estamos trazendo, esse ano, as maquetes do prato original, do prato japonês”, informou.

Os visitantes que forem ao evento, ainda poderão participar de oficinas e aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa. Entre elas, estão origamis e cerâmicas. Um workshop sobre a caligrafia-shodô também será ministrado pelos organizadores.

Confira a entrevista completa com Kuniyoshi Yasunaga: 

O preço do ingresso aumentou em relação ao ano passado. Neste ano, a inteira sai por R$20 reais e a meia-entrada fica a R$10 reais. Para esta segunda opção, é necessária a carteirinha de estudante ou 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Para maiores informações, acesse o site: http://festivaldojapaobsb.com.br/

Por Gabriel Lima

Sob supervisão de Luiz Cláudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress