O festival completou seus 10 anos no mesmo dia do aniversário de 62 anos de Brasília.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-00.41.45-1.jpeg)
Depois de dois anos de pausa, o maior evento de ocupação urbana do Centro-Oeste, o picnik valoriza a cultura criativa e incentiva o empreendedorismo local. Um dos atrativos foi o Mercadinho Criativo – “Compre de quem faz”, com 100 expositores de moda, arte, decoração, plantinhas e produtos orgânicos. O evento apresentou 50 atrações diversas, envolvendo arte, cultura, gastronomia, moda, música e inovação.
O último picnik aconteceu no 21 de Abril, na área externa do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) até as 23h.
A entrada para o evento era 1kg de alimento não perecível para ajudar na causa do programa Mesa Brasil, que tem como objetivo o combate à fome, desperdício e a má distribuição de alimentos.
Todas as tribos
Em um espaço totalmente aberto, livre para todos os públicos e crianças de todas as idades, foi dividido por áreas de interesse para facilitar a locomoção, é um ambiente em que famílias e amigos buscam comparecer para aproveitar a companhia e se divertir, sendo permitido a entrada de objetos pessoais para ficar no gramado, tal como toalhas, cangas, brinquedos infantis, e alimentos.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-00.41.45-3.jpeg)
Na área de músicas, estiveram presentes diversos estilos, com cenários mais próximos do alternativo, apresentados por músicos e bandas autorais e independentes do Distrito Federal, promovendo assim os artistas locais.
As bandas jazzística brasiliense Ska Niemeyer, Brasília Ska Jazz Club e Megaton Dub, são exemplos.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-00.41.45.jpeg)
Comidas
Na gastronomia, uma área sempre bem explorada nos picniks do CCBB, contou com restaurantes renomados como o Alfredo’s Pizzaria, a churrascaria Superquadrabar, diversos Food Trucks e a famosa área vegana, com a mais pedida coxinha de jaca, este foi organizado pela Fala (Frente de Ações pela Libertação Animal), e outras 40 opções.
Além de todas as atividades apresentadas, envolvendo um esforço maior do público, o festival montou uma área para aqueles que preferem relaxar, chamada de Área Cura e Área Zen, funcionou das 13 horas às 20 horas, com exercícios mais leves e práticas holísticas, como aulas de yoga, massagem, acupuntura, meditação, quântica enérgica, entre outros.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-00.41.45-2.jpeg)
Criançada
As crianças foram uma peça chave em todo este evento, para as famílias que levaram seus filhos para aproveitar, com exercícios para yoga infantil, Sling dance para as mães e bebês, peças de teatro com o grupo Trupe Zepelim de Led e brincadeiras com a Escola Cirqus, além dos famosos brinquedos infláveis do Tio Kiko, que todo Domingo está presente no Eixão da Asa Norte, com pula-pula, brinquedoteca, kart e circuito Le Parkour e Slackline.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-22-at-00.41.44.jpeg)
Na parte central, as tendas cobertas apresentavam a parte vegana e artesanal. E ao fundo, encontrava-se os brinquedos infantis, food trucks, e exposições do próprio CCBB.
Dois palcos foram feitos, um maior para que as bandas se apresentassem nos devidos horários, e um no fundo do evento, onde ficava um DJ, este tinha uma energia mais de discoteca. Havia um grande espaço livre em frente ao palco principal, em que o público aproveitou para descansar e aproveitar a música com seus familiares e amigos.
ORGANIZAÇÕES: Feita pelo CCBB
ESPAÇO ACESSIBILIDADE, por AADV
Logo na entrada principal do evento um receptivo especial para portadores de deficiência auditiva e locomotora: serão disponibilizados facilitadores e visitas guiadas pelo evento.
REST MY BIKE, por GERINGONÇA OFICINA
Para facilitar a vida dos ciclistas, um guarda-bikes gratuito, com possibilidade de realizar também pequenos serviços de manutenção, pela Geringonça Oficina. Nesta edição, uma novidade: exposição de tall bikes, do acervo pessoal de Kande Bonfim.
PROGRAMA MESA BRASIL
O programa do SESC configura uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício arrecadando alimentos e outros recursos para auxiliar prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Todos os alimentos arrecadados para permitir acesso após as 16h serão destinados a ele.
ESPAÇO INDÍGENA
O espaço de curas e culturas indígenas será o ponto de contato do público Picnik com nossa cultura nativa: artesanatos, pinturas, práticas xamânicas, cantos e danças, meditação dão o tom deste intercâmbio que promete ser potente.
PROJETO COZINHA SEM SOBRAS, por Sesc DF
O projeto oferecerá oficinas de educação nutricional sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
TODAS ELAS, por Fundação Assis Chateaubriand
O espaço da Fundação Assis Chateaubriand é destinado à comercialização dos produtos feitos por mulheres contempladas pelo projeto Todas Elas, que tem o objetivo de capacitar mulheres.
MINHA BRASÍLIA
Entrevistas do programa #MinhaBrasilia, dedicada a espalhar todo o amor pela Capital
ECOPONTO, por BIMBO BRASIL
O ECOPONTO, local onde o público poderá aprender um pouquinho sobre o seu descarte no evento. Quem fizer um lanche ou bebeu algo, ao se dirigir a um desses pontos, poderá fazer a separação do seu “lixo” com auxílio dos agentes ambientais. Bônus ao fazer entrega: uma água! (estoque limitado).
Por Valentina Lisboa
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira