Após dificuldades, DF quer metade das escolas com educação integral até 2015

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A Secretaria de Educação do Distrito Federal enfrenta dificuldades de infraestrutura e de recursos humanos para implementar a educação integral na maioria das escolas. A estimativa, hoje, é que até 2015 pelo menos metade das 657 escolas tenham implementado o programa para atender alunos o dia inteiro.

Para chegar a todas as escolas, a previsão fica para o ano de 2021. “Precisamos melhorar a estrutura das escolas e investir na formação dos professores”, disse o coordenador da educação integral, Jeovany Machado. Os benefícios já podem ser visualizados, de acordo com ele, com a diminuição de brigas de gangues e aprovação por parte de alunos e pais. “O ensino integral promove a sensação de pertencimento dos alunos, o que é bastante importante.”

O projeto Mais educação, que foi criado com a intenção de aumentar o tempo do ensino escolar, completa seis anos.  No início, o programa atendia mais de 58 unidades no Distrito Federal. Em 2012, o número cresceu para 182 e a meta do Ministério da Educação é que em 2013, esse número ultrapasse 280 escolas públicas.

O período que a criança passa na escola foi ampliado com o intuito de oferecer atividades de arte, lazer e cultura. Porém, para o coordenador de Educação Integral da Secretaria de Educação, , as instituições públicas não possuem estrutura suficiente para atender a demanda. Faltam quadras e até refeitório para receber os estudantes.

As realidades encontradas nessas instituições são diferentes, com aspectos positivos e outros preocupantes. ‘‘ As escolas não foram construídas com a possibilidade de acesso a recreação, refeitórios, auditórios e outros espaços para lazer’’, conclui.

 Para o Futuro

            Como muitas das escolas ainda não possuem estrutura suficiente para a realização dos projetos, no futuro a grande necessidade é que ‘‘todas as escolas sejam reformadas e adaptadas’’, afirma.

A preocupação com os profissionais da área também é parte importante nas mudanças do projeto. ‘‘O profissional que trabalha no período integral precisa de formação garantida.’’

Por Jamile Rodrigues – Agência de Notícias UniCEUB

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress