Em um movimento de ocupação cultural e democrática dos espaços públicos, eventos variados vêm tomando as ruas de Brasília e concretizando, finalmente, a cidade sonhada por Lúcio Costa. No documentário “Brasília, uma cidade que pulsa”, repórteres mostram eventos gratuitos em espaços público que levam, cada vez mais, pessoas para a rua. Eventos reinventam não só o Plano Piloto, mas todo o Distrito Federal.
Com festas, feiras e encontros dos mais diversos gêneros a forma de ver a cidade tem mudado junto com a de vivê-la. Pessoas como a arte-educadora Tei Silva, a farmacêutica Telma Caldeira e a estudante Alyssa Volpini têm aproveitado para explorar as possibilidades da cidade. Realizadores como Afonso Serpa, do Confronto Soundsystem e o DJ e produtor Rodrigo Barata, do coletivo Criolina, aproveitam para ajudar na construção de uma identidade cultural genuinamente brasiliense.
Os espaços inusitados são abertos a todos os tipos de público, com eventos realizados, geralmente, até o fim da tarde. Eles reúnem crianças, jovens, idosos, pessoas dos mais diversos estilos e faixas econômicas. Além de ser, também, um convite para celebrar a cultura, a diversidade e a Brasília que pulsa.
Texto e documentário: Fernanda Roza, Julianna Motter, Rafaela Soares e Pedro Lins