Seja aquele cafezinho que reforça as tardes, a cerveja que apetece as noites ou o vinho que adoça os encontros, todas essas bebidas fazem parte das tradições e do cotidiano dos brasileiros. O que, normalmente, não se sabe é que todas elas possuem produção artesanal dentro do próprio Distrito Federal.
É esse o tema do quadro Brindes do Cerrado, programa cultural de um grupo de universitários em jornalismo do CEUB.
A proposta do programa foi a de mostrar como ocorrem as produções artesanais dessas bebidas no DF e quais os contextos em que estão inseridos os produtores, apreciadores e demais profissionais envolvidos nelas.
Dessa forma, o produto foi dividido em três episódios: um para as cervejas, outro para o café e o um último para os vinhos.
EP. 1 – A Cerveja do DF
Para o primeiro episódio, apresentado por Ana Clara Neves, os estudantes visitaram a cervejaria HOP Capital para entender mais sobre o processo de produção das cervejas artesanais. Além disso, entrevistaram a sommelier Joyce Brum e o apreciador Leonardo Mustafa, que já estão imersos no mundo das bebidas há mais de uma década.
EP.2 – O Café do DF
Com apresentação de Luana Nogueira, o segundo episódio do Brindes do Cerrado levou os estudantes até algumas famosas cafeterias da cidade, onde conversaram com o barista Henrique Vogado e a apreciadora Kelma Dantas, mas também, ao Núcleo Rural do Lago Oeste, onde puderam retratar a produção artesanal do café. Na Casa Penido, a produtora Flávia Penido cultiva os grãos no sistema de agrofloresta, em meio à vegetação nativa.
EP.3 – O Vinho do DF
Para o último episódio, apresentado por Henrique Fregonasse, o grupo foi até o Programa de Assentamento Dirigido do DF (PADF) conhecer a Ercoara Cordeiro e Vinho, onde pôde entrevistar um dos sócio-proprietários, Erbert Correia de Araújo (Bebeto), e seu sommelier, Francisco Sousa Lima, para entender como é possível produzir uvas viníferas no clima do Cerrado brasileiro.
Além disso, o grupo entrevistou o apreciador de vinhos Paulo Mondego, que explicou sobre a origem do seu amor pela bebida e reforçou a importância do enoturismo e da divulgação da viticultura do DF.

Todos os episódios foram produzidos por Ana Clara Neves, Henrique Fregonasse, Luana Nogueira e Maria Clara Batista (na foto acima).
Por Henrique Fregonasse
Sob supervisão de Luiz Claudio Ferreira