O Lago Sul, região administrativa do Distrito Federal (DF), não conta com nenhum posto de atendimento à população. O centro de saúde nº 5, localizado na QI 21, continua fechado para reforma desde outubro de 2013. A previsão de reinauguração estava marcada para setembro de 2014, previsão que não se concretizou.
Na QI 13 da região existe apenas um posto de saúde, porém exclusivo para vacinação. Em entrevista à Agência de Notícias do UniCEUB, os funcionários do posto declararam que diariamente muitas pessoas vão ao local a procura de atendimento médico.
A empregada doméstica Conceição Souza, de 58 anos, era paciente do Centro de Saúde nº 5 e declarou que, quando o posto fechou, teve maior dificuldade para consulta, já que teve de recorrer a um centro de saúde que não era de fácil acesso. “Eu trabalho aqui (Lago Sul), então para mim seria mais fácil. Agora só uma clínica particular, porque pela rede pública não tem como”, lamentou.
A repositora de supermercado Elaine Dias, também relatou maior dificuldade depois do fechamento do centro de saúde. “Eu trabalho aqui na QI 25, por isso ficaria mais fácil para mim. Quando o centro fechou, ficou mais complicado”, mencionou.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF comunicou que a obra no centro de saúde nº 5 está sendo finalizada e informou que a maior parte dos pacientes foram realocados para outras unidades de saúde por serem moradores de outras regiões. Entretanto, alguns entrevistados afirmaram não ter encontrado seus prontuários no destino informado.
Por Sofia Corrêa
Foto destaque: Creative Commons