O cinema a céu aberto mais antigo do país tem programação tripla
Inaugurado em 25 de agosto de 1973, na capital federal, o Cine Drive-In reúne uma infinidade de histórias. Prática comum nos anos 70 e 80, com o intenso crescimento e multiplicação de shoppings, o cinema a céu aberto acabou se tornando raridade. Apenas o de Brasília, que fica próximo à área do Autódromo Nelson Piquet, na Asa Norte, continuou em funcionamento.
Saiba mais sobre a história do cinema
Com a pandemia e o fechamento de cinemas de shoppings e outros locais fechados, o Cine Drive-in de Brasília ganhou uma maior visibilidade por causa da segurança que gera aos visitantes.
A proprietária Marta Fagundes começou sua história no Cine Drive-In com apenas 15 anos. Hoje tem 61. A história do cinema é a de uma família que resolveu administrar o lugar.
História
Marta conta que seu pai era militar e foi servir no mesmo quartel que o General João Batista Figueiredo. Em 1973, o filho de Figueiredo construiu o cine drive-in e precisava de um administrador, cargo que foi oferecido ao pai dela, que começou a trabalhar no cinema todas as noite, e ela que na época tinha 15 anos, começou a ir junto com ele nos finais de semana.
Ela revela que quando acabou o ensino médio, foi embora para Porto Alegre, sua cidade natal, fazer o vestibular e que pensava em ficar por lá, porém sua mãe trabalhava na Universidade de Brasília (UNB) e que por isso teve que voltar para fazer seu curso de nutrição em Brasília e começou a trabalhar de gerente no Cine até 1988. Desde 1989, passou a ser a administradora e responsável pelo funcionamento do lugar.
Em 1995, Nelson arrendou o autódromo e o cine drive-in esteve perto de fechar, porém após o próprio Nelson ir pessoalmente e conhecer o Cine, ele se encantou. Ele viu uma oportunidade para pessoas deficientes poderem frequentar um cinema com mais conforto e facilidade.
Desde então, Marta luta contra inúmeras adversidades para seguir com o Cine Drive-In funcionando e trazendo esse entretenimento diferenciado para os brasilienses.
Patrimônio Cultural e Material do Distrito Federal
Em 2017, como forma de garantir a preservação do cinema a céu aberto, o Cine Drive-in de Brasília foi tombado como patrimônio cultural e material do Distrito Federal. A denominação está publicada no Diário Oficial do DF de 26 de dezembro de 2017. A Lei nº 6.055, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula (PSB), foi sancionada pelo chefe do Executivo, na época, Rodrigo Rollemberg.
Mais informações
Ingressos: R$ 15 meia entrada e R$ 30 inteira (por pessoa) | Venda somente no local
Abertura da bilheteria: 17h30
Capacidade: 380 carros
Localização: Área Especial do Autódromo. Asa Norte, Brasília.
Para consultar mais informações sobre o Cine Drive In, clique aqui.
Por Ravenna Alves e Lara Vitória