Comércio do DF se mostra otimista com a Copa

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Com a copa do mundo, o comércio de todo o país se volta para o evento. Em Brasília, comerciantes e empresários se mostram bem confiantes com a chegada do mundial. O economista do instituto Fecomercio, José Eustáquio, diz que o comércio se mostra otimista e bem preparado “Estão esperando um aumento razoável, o crescimento esperado da ordem é de 34% no período da Copa.”

O setor mais otimista para o Mundial é o de material esportivo. A área esportiva está superando no geral do setor 55%, depois calçados 44% e restaurantes 40%.  E a maioria do setor hoteleiro espera a ocupação nesse período, por exemplo, 55% dos empreendimentos investiram. Os empresários dos setores hoteleiro e de restaurantes investiram em estrutura, contratação de mão de obra e em divulgação. Dezoito hoteleiros estão no “bem receber copa” do ministério do turismo para que a preparação seja também em capacitação em outra língua. Em uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio com 300 empresas, sendo 169 do plano piloto e 131 das cidades satélites, conclui-se que 60% dos empresários declaram que as vendas vão crescer.

E em relação ao funcionamento do comércio, após muita discussão os presidentes do Sindivarejista e do Sindicato dos Comerciários decidiram que as lojas irão fechar uma hora antes dos jogos do Brasil. Para compensar o fechamento mais cedo, ficou combinado que as lojas funcionarão normalmente no feriado de Corpus Christi, dia 19 de junho. O assessor de imprensa do Sindivarejista, Kleber Sampaio, diz que as negociações ainda não acabaram “As 102.000 mil lojas de rua e de shoppings, nos jogos da primeira fase elas irão fechar uma hora antes e depois não reabrirão. Já a segunda fase, as negociações se darão início dia 9 de junho com o sindicato dos Trabalhadores”

No dia da abertura da copa do mundo, também será comemorado o dia dos namorados, a terceira data mais importante do comércio. O que preocupa os comerciantes pelas comemorações que vão se concentrar na copa e também porque as lojas irão fechar. Por esse motivo, alguns setores do comércio devem antecipar a comemoração para o dia 11 de junho.

 

Por Júlia Campos

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress