As festividades juninas e julhinas trazem, além da diversão, os riscos de acidentes principalmente com fogueiras e fogos de artifício. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o capitão Fábio Bohle, é necessário que existam medidas de prevenção para que um momento de alegria não se transforme em tragédia.
Ele recomenda, por exemplo, que para a montagem de fogueiras, é necessária uma limpeza no local, e que esteja há pelo menos 30 metros de distância de veículos, redes elétricas e vegetação. Além disso, ele enfatiza a necessidade da distância das crianças do espaço da fogueira.
Sobre fogos de artifício, ele explica que as pessoas devem adquirir o material somente em casas credenciadas e se certificarem que o produto tenha o sele Inmetro. “Nós orientamos a ler a risca todos os procedimentos para o acionamento desses fogos”.
Em caso de acidentes, o oficial explica a necessidade de colocar o local ferido em água corrente.
Confira o vídeo com a entrevista na íntegra
Leia trechos da entrevista
Agência Ceub – Nas férias, aumentam os casos de queimaduras em que o Corpo de Bombeiros é acionado?
Cap Fábio Bohle – Sim, em período de férias, a incidência é bem maior. Nessas festas com fogueiras, fogos de artifícios, temos um aumento.
Agência Ceub – Quais são as regiões aqui do Distrito Federal com mais casos de acidentes?
Cap Fábio Bohle – A maior incidência acontece no Plano Piloto. Mas temos também no Entorno e nas regiões administrativas.
Agência Ceub – Como são feitas as fiscalizações?
Cap Fábio Bohle – Os organizadores desses eventos, quando são feitos em casas específicas, já têm conhecimento da legislação e de todo o equipamento que é exigido. Verificamos quais são os equipamentos contra incêndios e também as saídas de emergências. É de conhecimento de todo organizador de eventos.
Eles fazem toda a montagem e o Corpo de Bombeiros faz uma fiscalização antes do evento acontecer e, se houver alguma falta de equipamento, a gente faz a notificação para que eles providenciem.
Agência Ceub – Quais são os contextos de mais riscos de acidentes?
Cap Fábio Bohle – Nós temos dois principais problemas. Primeiramente, acidentes com pessoas que vão manipular fogos de artifícios que tenham ingerido bebida alcoólica. Isso é decorrente de acontecer algum acidente e também envolvendo crianças. Nós orientamos nunca deixar crianças acionar ou mexer com fogos de artifício. Então esses são as maioresincidências de acidentes.
Pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica têm menos reflexo e atenção.
Agência Ceub – Quais dicas o senhor dá a respeito de fogueiras? Quais os principais cuidados que temos que ter?
Cap Fábio Bohle – Nós temos algumas, orientações. Vamos começar pela fogueira. A primeira orientação que a gente tem é a escolha do local em que a fogueira vai ser montada.
Primeiramente, a gente orienta que seja feita uma limpeza e que não haja nenhuma vegetação, nenhum lixo em que as chamas podem se propagar para alguma outra localidade.
Segunda parte é o distanciamento de veículos, redes elétricas, vegetação, árvores. A gente pede sempre que no mínimo haja 30 metros de distância. Ventania pode propagar as chamas. A gente também orienta sobre a questão de manipulação de fogos. As pessoas devem adquirir esses fogos de artifício somente em casas credenciadas e certificar que esses fogos têm o selo do inmetro.
Nós orientamos que nunca tentem soltar esses fogos de artifício na própria mão, sempre usar o suporte de segurança, que geralmente é fornecido pela fabricante. E ler a risca todos os procedimentos para o acionamento desses fogos.
Temos também a orientação que quando um fogo chegar a falhar, não tentar reutilizá-lo.
A gente dá uma dica de sempre ter um balde com água nas proximidades para que a gente possa mergulhar esse artefato na água para neutralizar sua carga explosiva. Nunca deixar crianças brincar com fogos. As crianças também não podem ficar nas proximidades da fogueiras.
Nunca deixar crianças ao redor da cozinha na cozinha. Não é lugar de criança. Então é muito cuidado com essas alimentações que tem líquidos quentes que têm uma facilidade enorme de derramamento e que podem provocar queimaduras.
Agência Ceub – Capitão, e quem pode fazer compras de fogos de artifício?
Cap Fábio Bohle – Só pessoas maiores de 18 anos.
Agência Ceub – Em caso de acidente, como acionar o Corpo de Bombeiros?
Cap Fábio Bohle – Em caso de qualquer acidente, ligue urgente para o 193. Em caso de queimadura, enquanto o Corpo de Bombeiros não chegar ao local, a gente orienta que essa pessoa pode lavar essa parte que foi queimada em água corrente e proteger o lugar da lesão com um pano bem limpo e umedecido, com água filtrada. Isso vai aliviar bastante a dor da vítima.
Agência Ceub – A prevenção é o mais importante…
Cap Fábio Bohle – Prevenir antes de acontecer. O Corpo de Bombeiros orienta, sempre quem for manusear fogos de artifícios, que nunca tenha ingerido bebida alcoólica no momento que for mexer com esse tipo de equipamento.
Nas proximidades das fogueiras, principalmente quando houver crianças, não deixar não permitir jamais que façam brincadeiras nas proximidades dos fogos. E a questão também das cozinhas também. Deixar crianças afastadas das cozinhas para evitar acidentes.
Leia mais sobre os impactos emocionais de vítimas de queimaduras
Confira mais informações no site dos Bombeiros
Por Lara Vitoria, Malu Castro e Nathalia Maciel
Foto: Creative Commons
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira