Os jovens artistas brasilienses Augusto Botelho, de 24 anos, Daniel Lopes, 27, e Antonio Silva, 24, são responsáveis pela criação e produção da revista Mês e da revista Zoeira. Eles contam, em entrevista, sobre como anda esse mercado em Brasília, e como é o processo de criação do trio e sobre os grandes pontos para comprar obras independentes de artistas brasileiros. “Hoje existem várias opções diferentes, se você quer trabalhar com publicação. Desde algo totalmente feito à mão, até uma xérox mais barata”, conta Botel.
Confira a entrevista com os artistas:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/232900873″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Fanzines, ou simplesmente ‘zines’, são revistas de produção artesanal, feitas de forma independente por um artista ou um coletivo de artistas que pode abordar temas diversificados. A partir do ano 2000, o Brasil reviveu o interesse pelas zines, que passaram a ser produzidas e comercializadas em grande escala em feiras como a Dente ou em locais especializados na comercialização de produções independentes.
Para quem tem vontade de participar de uma publicação, eles reservam um espaço na Mês para convidados e já fizeram uma chamada aberta esse ano. “Uma surpresa muito boa que tivemos é que grande parte dos trabalhos que recebemos foi de mulheres”, conta Augusto Botelho.
Os trabalhos do trio podem ser encontrados em www.facebook.com/MESzines/, issuu.com/meszines e meszines.tumblr.com/.
O grupo também possui um projeto no Catarse que conta com várias recompensas. Para saber mais sobre o projeto e as recompensas, visite catarse.me/antologiames.
Por Alexandra Kalogeras
Foto: Divulgação